História da fundação de Jequitinhonha

 

As terras do atual município de Jequitinhonha estivaram ligadas, durante o século XVIII, à antiga Comarca do Serro Frio, e depois ao município de Minas Novas.

O povoado que deu origem a atual cidade surgiu no ano de 1811, pelo Alferes Julião Fernandes Taborda Leão.

O topônimo de Jequitinhonha é de origem indígena e tem significado de rio largo e cheio de peixes.

Seus habitantes primitivos foram os índios Botocudos.

A sede municipal de Jequitinhonha conserva até hoje algumas construções do século passado, mas o conjunto representativo teve inicio neste século, com casas nos estilos colonial, neoclássico e eclético.

Geografia

O município de Jequitinhonha, com uma área de 3.526 km e população de 22.855 habitantes, sendo 16.837 na zona urbana e 7.357 na zona rural, situa-se no nordeste do Estado de Minas Gerais e está inserido na região denominada Vale do Jequitinhonha, precisamente no Baixo Jequitinhonha, onde participa, juntamente com outros municípios da AMBAJ (Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha).

Fica localizada a 685 km de Belo Horizonte, às margens do rio Jequitinhonha. As principais fontes de economia são pecuária de corte e agricultura de subsistência.

Hidrografia

O Rio Jequitinhonha com a beleza de sua extensão, bem como sua praia, sempre atraiu banhistas de toda a região e capital, principalmente nos carnavais. Contando ainda com a Mata Escura, uma grande reserva biológica.

Cultura, Esporte e preservação

Na cultura, a cidade de Jequitinhonha possui uma ampla e rica cultura, contando com poetas, músicos e artesãos de grandes habilidades artísticas. As festas mais famosas são o carnaval, aniversário da cidade e as tradicionais festas juninas.

No esporte, temos o voleibol, Handebol, futsal e outros esportes, que são praticados por diversos jovens e adultos da cidade

Turismo

No lazer, Jequitinhonha conta com os clubes AABB, ASDERJE, Clube Campestre Jequitinhonha. Tem também um Estádio de futebol, o Mineirinho e um Ginásio Poliesportivo que oferecem aos desportistas um espaço para prática de diversas modalidades esportivas. Dentre as praças, destaca-se a Praça Virgem da Lapa (Praça. da Matriz), Praça da Bandeira no bairro Unicampo, Praça Padre Emereciano e a Praça do bairro Alvorada.

Em épocas festivas como carnaval a cidade se torna muito atrativa reunindo inúmeras pessoas de toda a parte do estado e do Brasil.

Fora essas condições, a cidade de Jequitinhonha, especialmente, possui um rico casario edificado no início do século vinte, que se caracteriza por um conjunto arquitetônico eclético de rara beleza e esplêndida harmonia. No território do município, nas imediações do Povoado do Caju encontra-se ainda inexplorado um rico sítio rupestre. Recentemente grande parte do território do município, situado na margem esquerda do Rio Jequitinhonha foi declarada pelo Governo Federal como área de utilidade pública para fins de implantação da Reserva Florestal da Mata Escura, intocado pedaço da Mata Atlântica, com mais de 50.000 hectares. Essa reserva abriga uma rica fauna e se constitui na segunda concentração de floresta de pau-brasil ainda existente no País.

Economia

Em suas atividades econômicas destaca-se principalmente o comércio, a agricultura e a fruticultura dando ênfase ao plantio de banana e a pecuária. Possui um aeroporto, quatro agências bancárias, hospital, postos de saúde, campo de futebol iluminado, três hotéis, assistência técnica em aparelhos eletrônicos, loja de materiais de construção e marmoraria com grande quantidade de mármores e granitos, três clubes de lazer, parque de exposição, quadra poliesportiva, correios, junta militar, escolas públicas e particulares.

Em Jequitinhonha há também uma ativa produção de coco anão, mangas, produção de cachaça (aguardente de cana), produção de mel de abelhas, dentre outras culturas, como também, um setor pecuário bastante desenvolvido.

Acontece nas quartas, sextas-feiras e aos sábados, a feira livre, onde moradores da zona rural expõem seus produtos, como: mandioca, farinha, goma, milho, doces, hortaliças, verduras, frutas e produtos artesanais: panela e potes de barro, colher de pau, peneira, cestos.

Contato

JequiNotícias Jequitinhonha - MG
CEP: 39.960-000
jequinoticias@yahoo.com.br