37 dicas para ajudar você na redação do Enem 2013

23/10/2013 16:44

A redação do Enem 2013 vai acontecer no dia 27 de outubro, por isso é importante começar a treinar o seu texto dissertativo-argumentativo. O JequiNotícias reuniu 37 dicas que vão ajudar você a construir uma redação rica e aumentar as suas chances de conseguir uma boa nota no exame. Não perca!

Confira 37 dicas para ajudar você na redação do Enem 2013:

1. Siga as orientações 
A primeira coisa que você deve fazer é ler as orientações para realizar a redação. Isso vai fazer com que você construa o seu texto de acordo com todos os requisitos exigidos pela banca de avaliação.

2. Organize o seu tempo 
Além da redação, você terá que responder 90 questões de Linguagens e Matemática. Isso dá uma média de 3 questões por minuto e deixa 1 hora disponível para redigir o seu texto. Por isso, organize o seu tempo para escrever a redação com calma.

3. Contextualize a redação 
É preciso contextualizar a sua tese, ou seja, dizer por que o seu texto apresenta um problema de relevância nacional e quais são os aspectos que fizeram do tema uma discussão importante. Apresente fatos e informações consistentes.

4. Use exemplos relevantes 
Utilize pesquisas, entrevistas e citações de pessoas relevantes. Isso vai enriquecer o seu texto e confirmar que seus argumentos são verdadeiros.

5. Cause impacto 
Os seus argumentos devem causar impacto no leitor, fazendo com que ele reflita sobre o que está lendo. Lembre-se de que argumentos bons são aqueles capazes de mobilizar a opinião de uma pessoa.

6. Revise seu texto 
Revisar o texto vai impedir que erros passem despercebidos. Sempre leia a redação mais de uma vez para identificar deslizes e corrigi-los antes de entregar a prova.

7. Evite clichês 
Frases prontas não são bem vistas na dissertação. Evite coloquialismos, mas não seja muito formal. O Enem pede um texto acadêmico e de fácil leitura.

8. Seja direto 
Um dos maiores erros cometidos pelos estudantes na redação é fazer parágrafos longos, que contém informações desnecessárias. Escreva apenas aquilo que é relevante para explicar a sua tese.

9. Resuma os seus argumentos ao concluir o texto 
Uma boa forma de concluir a sua redação é fazendo uma retrospectiva breve dos argumentos apresentados ao longo do texto. Em seguida, faça uma justificativa de por que essas ideias foram importantes para a sua conclusão.

10. Selecione as palavras-chave dos textos motivadores 
Selecione quais são as palavras mais importantes dos textos motivadores. Essas são as palavras que devem aparecer durante o seu texto, sendo utilizadas para articular os seus argumentos.

11. Aproveite os textos motivadores 
O Enem apresenta textos que fornecem base para que o estudante possa discutir o assunto mesmo sem um conhecimento prévio. Esses textos apontam a direção que a banca de avaliação quer que você siga, por isso é necessário ler os textos antes de começar a escrever.

12. Leia muito 
Praticar não é o suficiente para uma redação nota 1000 no Enem 2013. A leitura é muito subestimada pelos alunos, mas pode fazer a diferença na hora de escrever um bom texto. Leia bastante e, dessa forma, você vai desenvolver noções de ortografia e enriquecer o seu vocabulário.

13. Enriqueça o seu texto 
Trechos de livros, filmes e até canções enriquecem o seu texto. Como a redação é um espaço interdisciplinar, conhecimentos gerais podem ser utilizados para aumentar o nível intelectual do texto.

14. Organize as suas ideias 
Uma grande dificuldade dos estudantes é organizar as ideias dentro da dissertação. É preciso que o seu texto siga uma seqüência lógica e coerente, sem deixar os seus pensamentos amontoados e com um vocabulário repetitivo.

15. Informe-se 
O Enem explora remas de relevância nacional que são ligados ao universo juvenil, o meio-ambiente ou a cidadania. Assista jornais televisivos e esteja sempre atualizado com o que está acontecendo. Dessa forma, você estará preparado para qualquer que seja o tema escolhido para a redação.

16. Não copie trechos dos textos motivadores 
Uma das coisas que dá nota zero à redação no Enem 2013 é copiar trechos dos textos motivadores. Lembre-se que eles estão lá para dar informações necessárias para conhecer o tema e não devem ser utilizados como seus próprios argumentos.

17. Faça uma lista 
Faça uma lista que enumere a estrutura do seu texto, por exemplo, dividindo-o entre introdução, parágrafo 1, parágrafo 2 e conclusão. Escreva qual é a mensagem principal de cada parágrafo e comece o seu texto a partir disso. Isso vai ajudar você a organizar o seu texto.

18. Cuidado com as repetições 
Repetir ideias e palavras empobrece um texto. Revisar o texto vai ajudar você a apagar essas repetições da sua redação.

19. Escreva à mão quando for praticar 
Escrever à mão faz com que você não dependa de corretores automáticos, deixando você mais crítico e capaz de identificar os seus próprios erros.

20. Seja claro 
O seu texto deve estar claro e bem explicado, fazendo com que o seu leitor perceba, desde o princípio, o que você quer dizer na redação.

21. Conecte os seus parágrafos 
Evite jogar as informações no papel e procure organizá-las. O seu objetivo é que o final de um parágrafo seja uma introdução do que será dito no próximo.

22. Varie o comprimento das sentenças 
Quando sua intenção for enfatizar ideias, você deve utilizar frases curtas. Agora, se o seu propósito for definir ou ilustrar ideias, as sentenças devem ser um pouco mais longas. Misture os dois formatos.

23. Não utilize jargões 
Jargões são a linguagem própria de um determinado grupo. Isso faz com que o seu texto seja mais difícil de entender, portanto evite utilizar gírias e expressões que só podem ser entendidas por um determinado número de pessoas.

24. Não seja redundante 
Não utilize frases que repetem informações e corte o máximo de palavras de mesmo significado que o seu texto apresente.

25. Mantenha o foco 
É comum que seus pensamentos levem você para outro tópico e você escreva mais do que precisa. Depois de cada parágrafo, pergunte a si mesmo se ele é relevante ao tema e se ele se relaciona com o parágrafo anterior.

26. Não use palavras cujo significado você não conhece 
Não escreva nada que você não saiba o que significa. Palavras erradas podem diminuir a sua nota e fazer com que seu texto perca o sentido.

27. Evite aliterações 
Aliteração é uma figura de linguagem que repete efeitos sonoros nas palavras. Esse recurso é muito utilizado em poemas, mas pode tornar a sua dissertação cansativa.

28. Não utilize muitas comparações 
Utilizar muitas comparações faz com que você pareça desesperado para conseguir provar o seu ponto de vista. Evite utilizar esse recurso.

29. Não generalize 
Tente sempre analisar todos os lados da situação proposta pelo Enem 2013 e evite generalizar um assunto ou opinião.

30. Crie um rascunho 
Escrever um rascunho antes de passar a redação final para a folha ajuda você a desenvolver melhor os seus pensamentos. Assim, você terá margem para apagar ideias e melhorar os parágrafos.

31. Edite o seu texto 
Editar o texto significa ler a redação novamente para ver se existe algo que pode ser retirado sem prejudicar o entendimento, bem como verificar se alguma informação essencial ficou de fora. É importante editar a redação antes de revisá-la.

32. Finja que você é o avaliador 
Ao terminar de escrever o seu texto, leia-o com os olhos do avaliador. Lembre-se das orientações e pergunte a si mesmo se você as seguiu e se fugiu do tema proposto.

33. Deixe a sua tese clara na primeira frase 
É importante que o examinador perceba qual é o seu objetivo, ou seja, a sua tese, logo no começo do texto.

34. Não perca a lógica das sentenças 
O ritmo da leitura é fundamental para interessar o leitor. Evite períodos muitos longos e difíceis de compreender.

35. Evite adjetivos e advérbios 
Adjetivos e advérbios acrescentam juízo de valor aos seus textos, portanto, evite-os e tente escrever de uma forma mais imparcial.

36. Leia várias vezes a proposta de textos 
Ler a proposta várias vezes ajuda você a identificar como pretende desenvolver o tema. É importante saber exatamente o que a banca avaliadora espera de você.

37. Desacelere 
Ao escrever sob pressão, é normal sentir o impulso de começar a escrever sem ao menos ter refletido sobre o assunto. Leia atentamente as instruções e reflita sobre todos os pontos.

Sobre o Enem 2013

As provas do Enem 2013 vão acontecer nos dias 26 e 27 de outubro às 13h do horário oficial de Brasília, sendo que os portões abrirão às 12h. Os gabaritos oficiais estão previstos para serem divulgados até o dia 30 de outubro.

Do JequiNoticias
Fonte: Universia Brasil

 

Contato

JequiNotícias Jequitinhonha - MG
CEP: 39.960-000
jequinoticias@yahoo.com.br