ALMG promove audiência pública em Itamarandiba.

10/04/2012 09:32

A requerimento do deputado estadual Délio Malheiros, a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembléia Legislativa de Minas Gerais-ALMG vai a Itamarandiba, no próximo 13/04, para debater as constantes interrupções no fornecimento de energia na cidade.

 

Diário do Jequi
Dia 13/04 no Plenário da Câmara Municipal.

Comissão de def. do consumidor debate as constantes interrupções no fornecimento de energia.

 

A população reclama das inúmeras interrupções no fornecimento de energia que tem trazido transtornos e perdas materiais como a queima de eletro-eletrônicos e de aparelhos clínico hospitalares. O problema é antigo e já foi objeto de matéria em 2008 no Jornal Tribuna do Vale, sediado na cidade,  que apontou a época para a deficiência energética na cidade. Irresignada, a população itamarandibana se coloca descontente com a sequência de quedas no fornecimento de energia e requer melhorias:

" No último natal, por exemplo, quando nossos amigos de fora estavam aqui na cidade foi uma situação desconfortável, pois faltou energia e de lá pra cá virou um pisca pisca, e não é raro quase todo mês a energia cai. A cidade não tem subestação da CEMIG, a energia que aqui chega não atende a demanda local, já que a empresa não acompanha o desenvolvimento da cidade e sua crescente demanda por força" disse o estudante de engenharia florestal Herbert Ferreira.

Entre a população é certo o consenso da urgência de uma subestação de energia, vez que além da insuficiência do atendimento do consumo doméstico, a cada dia novos empreendimentos se fixam na cidade e encontram dificuldades na sua operacionalização. Este é o caso, por exemplo, de uma recém inaugurada clínica de especialidade médica localizada na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, que já teve de reparar seus equipamentos por cerca de 20 (vinte) vezes, além de suportar um maior ônus na atividade com a implantação de transformadores, relatou o proprietário ao Diário do Jequi.

A situação insustentável já gerou várias reclamações, como esta feita por um cidadão da cidade e encontrada no portal reclame aqui:

" A cidade de Itamarandiba MG, uma das econômias mais pujantes do nordeste mineiro, estava vivendo a cada dia um apagão. A CEMIG espande o número de ligações, a demanda da cidade é alta e a empresa ainda leva energia até a cidade em uma linha de transmissão com postes de madeira antigos, pouca capacidade de transmissão. Comerciantes e moradores estão sofrendo com perdas materiais decorrentes de queimas de aparelhos, sendo que até a agência dos Correios já perdeu computadores. É quase todo dia um apagão, já é até esperado pela população, que já marca compromissos com os amigos, dizendo se é antes ou depois do apagão. Tá caótico, abusivo, indo na contramão do que diz o marketing da CEMIG, que prega ser a melhor energia do Brasil. Será? Quando uma empresa não consegue ter padrão de qualidade em uma cidade de 33.000 habitantes. Providências já CEMIG."

 A população, agora, aguarda receber os esclarecimentos da CEMIG a respeito dos problemas aventados na próxima sexta-feira, no plenário da Câmara Municipal, localizado na Praça Dr. Afonso Pavie, quando a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contruinte buscará uma solução a questão.

A audiência tem início às 10:00 horas e a convite da ALMG participarão, além dos moradores que já se movimentam para lotar o plenário:

Gelte Antônio Costa, Prefeito Municipal de Itamarandiba;

Vereador Gilberto Fernandes de Araujo, Presidente da Câmara Municipal de Itamarandiba;
Adelmo Bragança de Queiroz, Juiz Titular da Comarca de Itamarandiba;
Felipe Deleon Bellezia de Salles, Promotor de Justiça da Comarca de Itamarandiba;
Djalma Bastos de Morais, Diretor-Presidente da Cemig;
Marcos Piovezan Fernandes, Presidente da OAB/MG -Subseção Itamarandiba;
Betllen Bleno Lopes Carneiro, Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Itamarandiba;
Paulo José Silva, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba;
Márcio Antônio Nunes Garcia, Representante da Comissão "Vale + Educação" .
 
 
Diário do Jequi/Itamarandiba.

Contato

JequiNotícias Jequitinhonha - MG
CEP: 39.960-000
jequinoticias@yahoo.com.br