Berlusconi decidirá se renuncia após saber se tem apoio no Parlamento

08/11/2011 10:22

 

O premiê italiano, Silvio Berlusconi, vai decidir nesta terça-feira se continua à frente do Governo ou apresenta sua renúncia, determinação que vai tomar após saber com quantos deputados pode contar na votação sobre as contas do Estado.

A imprensa italiana publica nesta terça que Berlusconi "quer ver com seus próprios olhos quem são os traidores". A afirmação foi feita ontem à noite após uma reunião com os membros de seu partido.

Ele só vai decidir o que fazer depois da votação na Câmara dos Deputados. Às 15h30 (12h30 de Brasília) começa o debate do novo projeto de lei com as contas do Estado.

No início de outubro, o Governo não conseguiu aprovar o texto, obrigando Berlusconi a comparecer à Câmara Baixa para submeter sua administração a uma moção de confiança, o que conseguiu superar por pouco.

A votação de agora será um teste importante para Berlusconi, depois de a imprensa italiana afirmar que cerca 20 deputados da base aliada viraram as costas.

Apesar disso, o que se fala é que não haverá problemas para a aprovação do projeto de lei. A oposição está pensando em abster-se de uma ação de responsabilidade nacional, como pediu o Chefe do Estado, Giorgio Napolitano, já que a não aprovação das contas significaria a paralisia total do país.

Após 3h de reunião na segunda-feira à noite, o único a falar foi o ministro da Defesa, Ignazio La Russa, quem garantiu que no voto desta terça será comprovado que o Executivo ainda tem maioria.

Em um discurso durante um ato político, Berlusconi afirmou que ele e seu Governo não estão "presos à cadeira" e disse que espera obter a confiança majoritária do Parlamento para continuar em frente e fazer as reformas econômicas como exige a União Europeia (UE).

Sobre a decisão de Berlusconi também pesa o comportamento da Bolsa de Valores de Milão, que nesta terça será observada com grande atenção. Na segunda, após os rumores da renúncia do chefe de Governo, as operações passaram para o positivo e subiram, mas com o desmentido o processo se inverteu e o prêmio de risco do país voltou a subir.

 

Fonte: EFE

 

Voltar

Contato

JequiNotícias
Jequitinhonha - MG
CEP: 39.960-000

JequiNoticias © COPYRIGHT 2011-2015

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!