Minas registra 37 mortes por dengue, mais que o dobro do ano passado

04/04/2013 15:50

O número de casos chega 43.119, superando os registros em 2012 e 2011. Minas terá mais 2 mil agentes para combate a dengue nas casas

 

Nesses primeiros meses de 2013, Minas Gerais registrou 37 mortes por causa da dengue, mais que o dobro de óbitos (18) confirmados em todo no ano passado. O número de casos chega 43.119 superando os registros em 2012 e 2011. Uberaba, no Triângulo Mineiro, tem a situação mais grave porque 10 pessoas morreram na cidade. Em Belo Horizonte, as duas mortes são de uma mulher de 58 anos, que estava internada no Hospital de Pronto-Socorro João XXII, e outra, de 53 anos, que ficou no Hospital Municipal Odilon Behrens.

Além dessas cidades, ocorreram mortes em Uberlândia (2), Carangola (1), Frei Gaspar (1), Buritizeiro (1), Ituiutaba (2), Ipanema (1), Teófilo Otoni (2), Pirapetinga (1), Pirapora (1), São Geraldo do Baixio (1), Montes Claros (3), São João da Ponte (1), Campos Altos (1), Contagem (2), Muriaé (2), Sete Lagoas (1), Itaúna (2), Pedro Leopoldo (1). A prefeitura de Santa Luzia confirmou a morte de uma criança por dengue hemorrágica na cidade, mas a SES informou que não foi notificada desse caso, por isso o óbito não entrou no balanço divulgado nesta quinta-feira. 

O governandor Antonio Anastasia falou hoje sobre a situação da doença no estado. Ele lembrou a importância do engajamento da população e, assim como a prefeitura de BH, atribuiu os altos índices de infestação ao novo vírus. “Este ano de 2013 lamentavelmente estamos assistindo, não só em Minas mas em outros estados, uma volta da dengue com índices não tão ruins como 2010, mas muito preocupantes. O que se observa é que nós temos circulando um tipo novo de vírus - tipo 4 - um tipo o qual não estamos ainda acostumados. Lamentavelmente observamos a necessidade de apertar as nossa ações para que as pessoas tenham a conscientização que esse combate a dengue é uma atitude cidadã, de cada um”, disse. Segundo a SES, as pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti estão nos domicílios.

Ações

O governador anunciou a contratação de 2 mil agentes de saúde que vão continuar visitando as casas no estado para identificar e combater os focos do mosquito. Anastasia ainda determinou que haja interação entre órgãos de defesa civil do estado e municípios em casos de situação de gravidade em cada cidade. O governo vai investir cerca de R$ 40 milhões em ações de combate a dengue como teste rápido, aumento das unidades de hidratação, fumacê e distribuição de água sanitária para limpeza de imóveis.

Fonte: Estado de Minas

Contato

JequiNotícias Jequitinhonha - MG
CEP: 39.960-000
jequinoticias@yahoo.com.br