Jequitinhonha recebe a sala de cinema itinerante Cine Tela Brasil

03/06/2013 14:07

Patrocinado pela Fundação Telefônica Vivo, o projeto já levou cinema a mais de um milhão de pessoas; Sessões gratuitas de filmes nacionais serão exibidas entre os dias 06 e 08.06

Mais de um milhão de pessoas já passaram pelas salas de cinema itinerante do Cine Tela Brasil, que chega dia 06 a Jequitinhonha. O projeto, patrocinado pela Fundação Telefônica Vivo, exibirá na cidade os filmes “Eu e meu guarda-chuva”, “Rio, As Melhores Coisas do Mundo” e “A Beira do Caminho”, em quatro sessões diárias às 08h30, 10h30, 13h30 e 15h30, até o dia 08 de junho. 

Idealizado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi (Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade, As Melhores Coisas do Mundo e Uma Historia de Amor e Furia), o cinema itinerante surgiu em 2004 com o sonho de levar o cinema nacional a quem não tem acesso. Com patrocínio da Fundação Telefônica Vivo, o Cine Tela tem visitado cidades do interior do país e periferias das grandes metrópoles apresentando gratuitamente a magia da sétima arte para toda a população. 

O Cine Tela Brasil possui duas salas de cinema com estrutura de shopping. São 225 lugares com assentos acolchoados e ar condicionado. Contam com projeção cinemascope 35mm em uma tela de 21m² e som stereo surround. 

“Com o apoio do Ministério da Cultura através das leis de incentivo, hoje temos duas salas de cinema que cortam o país e chegam onde o público está. Assim, realizamos o sonho de muita gente, que pisa no cinema pela primeira vez. É sempre emocionante acompanhar uma sessão”, afirma Laís Bodanzky. “As taxas de ocupação são as maiores do país, de 88%”, completa Luiz Bolognesi. 

Números - O projeto já passou por mais de 430 cidades e realizou mais de 5.200 sessões de 93 filmes nacionais. Em nove anos, mais de um milhão de pessoas entraram na sala do Cine Tela Brasil, sendo que a maioria, pela primeira vez. 

O Cine Tela Brasil cresceu e deu origem a projetos com foco nos jovens e professores.  Nas Oficinas Tela Brasil, estudantes aprendem técnicas de cinema e ganham ferramentas para contar as próprias histórias. O aprendizado continua na web, no TelaBr (www.telabr.com.br), o primeiro portal brasileiro de educação audiovisual. O espaço reúne oficinas virtuais nas quais é possível percorrer todo o processo de produção de um filme até chegar à sala de cinema, além de reunir dicas de bibliografia, filmografia e notícias sobre a sétima arte. No portal, professores ainda tem acesso a um material de apoio para usar as produções cinematográficas como um recurso didático em sala de aula. 

Cine Tela Brasil em Jequitinhonha

Patrocínio: Fundação Telefônica Vivo

Datas: Quinta-feira (06.06) a Sábado (08.03)

Endereço: Rua Sabino Pinheiro, 249 - Centro

Ingressos: Grátis

Lugares: 225

 

Programação:

Quinta- feira (06.06)

08h30 – Rio

10h30 – Rio

13h30 – Rio

15h30 - Rio

 

Sexta-feira (07.06)

08h30 - Rio

10h30 – À Beira do Caminho

13h30 - Rio

15h30 – À Beira do Caminho

 

Sábado (08.06)

13h30 – Eu e Meu Guarda Chuva

15h30 - Rio

17h30 – As Melhores Coisas do Mundo

19h30 – A Beira do Caminho 

 

Sinopses: 

EU MEU GUARDA-CHUVA (Gênero: Infantil, Aventura)

Eugênio é um garoto de 11 anos que recentemente perdeu seu avô, que lhe deixou lindas lembranças e também seu guarda-chuva. Sua tristeza se acentua porque no dia seguinte ele deve recomeçar as aulas em uma nova escola, sobre a qual contam muitas histórias tenebrosas. Ele e seus amigos Frida e Cebola resolvem, então, visitar o cenário sombrio da nova escola e descobrem que o fantasma do Barão de Von Satffen maltrata as crianças, “torturando-as” com perguntas impossíveis de serem respondidas.  São muitas as aventuras desse trio de crianças que se juntam para vencer o medo, com a ajuda do guarda-chuva, claro!

 

RIO (Gênero: Animação)

Blu é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro, mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda, com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade. Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro.

 

AS MELHORES COISAS DO MUNDO (Gênero: Drama)

Mano é um adolescente de 15 anos. Ele está aprendendo a tocar guitarra com Marcelo, pois deseja chamar a atenção de uma garota. Seus pais, Camila e Horácio, estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho, Pedro. Sua melhor amiga e confidente é Carol, que está apaixonada pelo professor Artur. Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência nos dias atuais. A popularidade na escola, a primeira transa, o relacionamento em casa, as inseguranças, os preconceitos e a descoberta do amor, fazem com que Mano descubra e invente as melhores coisas do mundo.

 

A BEIRA DO CAMINHO (Gênero: Drama)

Para fugir dos traumas do passado, o caminhoneiro João (João Miguel) resolve deixar sua cidade natal para trás e cruzar o país. Ele dirige Brasil afora, sempre solitário, até que numa de suas viagens descobre que o menino Duda (Vinicius Nascimento) se escondeu em seu caminhão. Duda é órfão de mãe e está à procura do pai, que fugiu para São Paulo antes mesmo dele nascer. A contragosto, João aceita levá-lo até a cidade mais próxima. Entretanto, durante a viagem nascem elos entre os dois, que faz com que João tenha coragem para enfrentar seu passado.

 

Do JequiNoticias/Jequitinhonha

Contato

JequiNotícias Jequitinhonha - MG
CEP: 39.960-000
jequinoticias@yahoo.com.br