RUBIM – 90 alunos formaram no POPI
90 alunos da Escola Municipal Coronel Melvino Ferraz participaram da formatura do Curso de cidadania do POPI ministrado pelo Sd Leandro da Polícia Militar. A formatura aconteceu na manhã desta quarta-feira, 03, em Rubim/MG, no Vale do Jequitinhonha.


POPI - Polícia de Proteção Integral a Criança e ao Adolescente
A Polícia de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente (POPI) surgiu com o objetivo precípuo de ser um elo entre os públicos escolares das redes estadual e municipal de ensino público com a Polícia Militar de Minas Gerais, mais especificamente com a Décima Quinta Região de Polícia Militar, responsável pelo policiamento em todo o nordeste do Estado de Minas Gerais.
Tem como público alvo estudantes, crianças e adolescentes, na faixa etária de seis a quatorze anos completos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, que estejam regularmente matriculados na rede de ensino público estadual ou municipal e tendo como alicerce a filosofia de Polícia Comunitária, a partir dos desdobramentos dos seguintes procedimentos: POPI Atendimento de Ocorrência, POPI Prevenção e Educação e POPI Cidadania.
O medo que era uma constante no corpo docente e discente em todos os estabelecimentos educacionais, em decorrência de ameaça, furto, estupro, homicídio, tráfico de drogas e roubo; deu lugar à sensação de segurança entre todos os integrante das escolas com a presença policial junta das crianças e dos adolescentes, proporcionando o pleno exercício da atividade escolar.
O projeto adota práticas simples como reuniões mensais com professores e diretores, a criação de um colegiado de representantes das escolas para discussão, identificação, análise, ação e avaliação das demandas da violência escolar, para o estabelecimento de procedimentos preventivos e repressivos para sua neutralização e ainda a realização de palestras, concurso de redação entre outros programas voltados para a prevenção.

