Alunos do curso de comunicação social da UFMG criam um projeto piloto de Webrádio para o Vale do Jequitinhonha
Idealizado pelos alunos William Viegas, Jordânia Pereira e Lidyane Barbosa, sob a orientação da professora Graziela Mello Vianna, o Projeto Piloto: Webrádio Nas Ondas do Vale foi defendido na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.
Percebendo a importância e as transformações que a Webrádio pode trazer, os alunos tiveram a ideia inicial de trabalhar, dentro das possibilidades do veículo, com um programa radiofônico para o público infantil. Partindo dessa ideia, eles começaram a ouvir mais atentamente diversas rádios e sentiram falta de uma programação voltada para o público infantil. Contudo, logo no início de suas pesquisas bibliográficas e técnicas, os alunos não encontraram material suficiente e adequado que pudesse fornecer balizas e argumentos para o trabalho. Eles perceberam que tanto no rádio comercial, quanto nas pesquisas comunicacionais sobre o tema, o público infantil ainda permanecia sem devidos estudos aprofundados.
Dessa forma, a professora Graziella sugeriu que Willian e as meninas mudassem a faixa etária do programa (que era de 5 aos 12 anos) para o público jovem (de 14 aos 18 anos). Além disso, a professora sugeriu que eles trabalhassem com os jovens do Vale do Jequitinhonha, uma vez que eles já possuíam um contato com o rádio por meio do Projeto Vozes do Vale. Nesse sentido, com as mudanças sofridas no percurso, os alunos reuniram a pesquisa para o projeto piloto ao projeto de extensão Vozes do Vale, vinculado ao Programa Polo de Integração UFMG no Vale do Jequitinhonha.
Segundo a aluna e bolsista do Vozes, Lidyane Barbosa, a junção das duas iniciativas foi muito pertinente, já que o Vozes do Vale está em fase de reformulação e pretende, para o ano que vem, evoluir a ideia do trabalho com podcasts e criar webrádio no Vale do Jequitinhonha. Diante disso, Willian, Lidyane e Jordânia começaram a pesquisar quais as cidades mais se envolviam com o Vozes e com a questão das rádios. Diante disso, foram escolhidas as cidades de Felisburgo, Itaobim e Pedra Azul, por serem cidades mais preocupadas com estas questões e por já trabalharem com oficinas de rádio nas diversas organizações sociais que lá atuam. Assim, proximidade dos jovens com a questão do rádio auxiliou o grupo a levar a temática da webrádio para o Vale.
Para operacionalizar o projeto e colocar efetivamente uma webrádio no ar, o grupo começou, então, a ministrar diversas oficinas explicando o que é uma webrádio, quais suas potencialidades e possibilidades, bem como produzir conteúdos para ela. Além desses conteúdos, o grupo abordou as técnicas para se construir uma programação radiofônica, ensinando os jovens a perceberem as questões de ritmos e a operacionalização de uma programação, utilizando softwares como o Audacity e o ZaraRádio (software de programação para Webrádio).
Para curtir sua programação, acesse o site https://nasondasdovale.com.br/ Lá podem ser encontradas matérias sobre o IV Encontro de Comunicadores e demais eventos do Vale, bem como notícias sobre as cidades dos jovens.
Fonte: Boletim Informativo Polo do Jequitinhonha