A cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, entrou para a lista de cidades em situação de emergência por causa das chuvas nesta segunda-feira (9). No total, 104 municípios estão em emergência em Minas Gerais. De acordo com a Defesa Civil estadual, a cidade da Grande BH decretou a situação devido a enxurrada ocorrida na região.
Segundo o órgão, 12 pessoas morreram no estado desde o começo do período de chuvas, em outubro. Os casos mais recentes confirmados foram registrados em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, em Guaraciaba, na Zona da Mata, e em União de Minas, no Triângulo Mineiro.
A Defesa Civil informou que duas pessoas estão desaparecidas, uma em Santo Antônio do Rio Abaixo e outra em União de Minas. No total, 157 municípios foram atingidos pelas tempestades durante o período, afetando mais de 2,2 milhões de pessoas. Destas, 12.875 pessoas estão desalojadas e outras 1.204 estão desabrigadas. Trinta e seis pessoas ficaram feridas. Até esta segunda-feira (9), 131 casas e 112 pontes foram destruídas.