![](https://s02.video.glbimg.com/x240/1757425.jpg)
O Corpo de Bombeiros de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce de Minas Gerais, realiza, nesta manhã de sexta-feira (6), buscas por duas pessoas que estariam soterradas. Uma criança de 11 anos ficou ferida, mas a situação não foi esclarecida. A Defesa Civil da cidade informou que há várias regiões alagadas e que houve muitas ocorrências devido a forte chuva desta madrugada.
Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o nível do Rio Doce, às 8h50 estava 3,96 metros acima do normal. De acordo com a prefeitura da cidade, na tarde desta quinta-feira (5), a prefeita Elisa Costa se reuniu com a Defesa Civil municipal e decretou situação de emergência no município por causa das áreas alagadas e número de desabrigados.
Elisa afirmou em reunião com o órgão que nos distritos de Valadares pontes, estradas e barreiras já caíram e a situação está sendo acompanhada em conjunto pelas secretarias e Defesa Civil. A prefeita disse ainda que dados apontaram que o nível do Rio Doce está subindo e que não há previsão de estabilização.
Nesta quinta, a prefeitura divulgou um balanço com 12 bairros inundados e 51 famílias desalojadas, o que representa 221 pessoas. As famílias estão sendo abrigadas em três escolas e em uma praça de esportes.
Números
De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, oito pessoas já morreram no estado desde o começo do período de chuvas, em outubro. Uma mulher está desaparecida em Santo Antônio do Rio Abaixo. No total, 142 municípios foram atingidos pelas tempestades durante o período, afetando cerca de 2,1 milhões de pessoas. Destas, 9.880 pessoas estão desalojadas e outras 512 estão desabrigadas. Até esta quinta-feira (5), 101 casas e 89 pontes foram destruídas.