Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha

17/12/2011 11:31

 


Para pensar os rumos da comunicação no Vale do Jequitinhonha

 



Voltado para comunicadores do Vale do Jequitinhonha, o Encontro vai promover debates e oficinas com objetivo de pensar a situação das mídias e os rumos da comunicação no Vale do Jequitinhonha.



O Programa Polo Jequitinhonha em parceria com a prefeitura de Itaobim, a Associação Imagem Comunitária e a ONG Oficina de Imagens, vai realizar, nos dias 27 e 28 de janeiro de 2012, o Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha.

O evento acontecerá na cidade de Itaobim. Ele será voltado para profissionais do rádio, TV, jornalistas, blogueiros e comunicadores populares, e tem como objetivo proporcionar momentos de discussão acerca da realidade da comunicação no Vale do Jequitinhonha - os problemas enfrentados e as possibilidades - com foco no acesso público as mídias, e o que vem surgindo como alternativa aos meios de comunicação tradicionais na era das mídias digitais. 

A programação contará com período de debates nas manhãs dos dois dias, coordenados por professores da Universidade Federal de Minas Gerais, comunicadores do Vale e representantes de ONGs que desenvolvem projetos na área de comunicação. No período da tarde serão ministradas oficinas de web, audiovisual para web, comunicação para mobilização social, entre outras. No momento da inscrição o participante poderá optar por uma das oficinas, de acordo com sua área de interesse.

Inscrições

período de inscrições começa no dia 20/12/2011 e segue até o dia 20/01/2012. Os interessados deverão preencher formulário disponível abaixo, e encaminhar em anexo para o e-mail: polojequitinhonhaufmg@gmail.com

As inscrições para o Encontro são gratuitas e LIMITADAS. Além disso, a prefeitura de Itaobim disponibilizaráhospedagem e alimentação para os participantes, as reservas deverão ser feitas no momento da inscrição. Asacomodações oferecidas pela prefeitura são limitadas, portanto NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA! Não teremos condições para atender solicitações de inscrição e hospedagem no dia do evento.

Menores de idade desacompanhados não poderão realizar inscrição!

Em breve na página do Programa Polo, mais informações sobre o espaço onde será realizado o evento e alojamento.

Para outras informações entre em contato com o Suporte de Comunicação do Programa Polo Jequitinhonha, pelo telefone (31) 3409-4067. 

Clique aqui para fazer o download do formulário de inscrição.

 

PROGRAMAÇÃO - ENCONTRO DE COMUNICADORES DO VALE
Consulte a programação e ementas de oficinas do Encontro de Comunicadores do Vale

PROGRAMAÇÃO:

SEXTA-FEIRA (27/01)
Abertura
Período de debates - 09h às 12h
Tema: Acesso público as mídias

Participantes: Elias Santos (UFMG): Acesso as mídias dentro da universidade
Graziela Melo (UFMG): Extensão e possibilidades de acesso
Luiz Santiago (Pedra Azul): História do jornalismo e das mídias no Vale
Gildásio Jardim (Padre Paraíso): Comunicação e mobilização em Padre Paraíso
Mediador: Marcus Vinícius (Araçuaí) 

Período de oficinas - 13h30 às 17h30
- Oficina de Radiojornalismo - Ministrada por Vozes do Vale / Programa Polo Jequitinhonha
- Oficina de mídias Sociais, web e comunicação - Ministrada por Oficina de Imagens
- Oficina de comunicação para mobilização social - Ministrada por ACS-Jequi / Programa Polo Jequitinhonha 
- Oficina de mídia tática - Ministrada por Oficina de Imagens
- Oficina de audiovisual para web - Ministrada por Associação Imagem Comunitária (AIC)
- Oficina de Redação Jornalística - Ministrada por Luiz Santiago (Pedra Azul)

Programação Cultural - 19h30


SÁBADO (28/01)
Período de debates - 09h às 12h
Tema: Como vai a comunicação nos tempos das mídias digitais? 

Participantes: Beatriz Bretas (UFMG): Possibilidades nos tempos das mídias digitais
Álbano Silveira (Berilo): O Blog do Banu e o Vale nos tempos das mídias digitais
Oldack Esteves - Kareka (Itaobim): Experiências de comunicação em Itaobim 
Will Nascimento (Pedra Azul): Os jovens comunicadores do semi-árido nos tempos das mídias digitais
Rafael Matos (Jequitinhonha): Assessoria de Comunicação Colaborativa em Jequitinhonha 
Mediadora: Graziela Melo (UFMG)

Período de oficinas - 13h30 às 17h30
- Oficina de Radiojornalismo - Ministrada por Vozes do Vale / Programa Polo Jequitinhonha
- Oficina de mídias Sociais, web e comunicação - Ministrada por Oficina de Imagens
- Oficina de comunicação para mobilização social - Ministrada por ACS-Jequi / Programa Polo Jequitinhonha 
- Oficina de mídia tática - Ministrada por Oficina de Imagens
- Oficina de audiovisual para web - Ministrada por Associação Imagem Comunitária (AIC)
- Oficina de Redação Jornalística - Ministrada por Luiz Santiago (Pedra Azul)

ENCERRAMENTO



EMENTA DE OFICINAS 

OFICINA DE RADIOJORNALISMO
Ministrada por: Programa Polo Jequitinhonha
Ementa: A cultura radiojornalística de apuração e produção de notícias da própria região não é muito comum no Vale. Essa oficina pretende introduzir aos radialistas conceitos básicos de jornalismo e suas linguagens próprias do rádio. Baseada na oficina de formação em radiojornalismo para rádios comunitárias ministradas por Jean-Jacques Fontaine e Yves Magat da ONG Jequitibá, pretende-se também discutir sobre como os radialistas do Vale podem se apropriar desses conhecimentos, uma vez que a estrutura das rádios e a cultura de ouvir o rádio são muito particulares. Serão introduzidas técnicas básicas de entrevista, linguagem radiofônica, debate e reportagem, através de exercícios práticos que ajudam na fixação do conteúdo.
Participantes: 25

OFICINA DE AUDIOVISUAL PARA WEB
Ministrada por: Associação Imagem Comunitária
Ementa: A produção audiovisual sempre esteve atrelada a equipamentos pouco acessíveis à maioria das pessoas. Com o desenvolvimento das tecnologias, outros meios surgiram e hoje são importante potência de acesso à produção e democratização dos meios. Nestes dois dias de Encontro, a oficina terá como intenção sensibilizar os participantes para a linguagem audiovisual e, a partir de equipamentos disponíveis, como câmeras de celulares e de fotografia digital,  fomentar que os participantes produzam pequenos vídeos sobre questões que interessem a eles. A partir das produções, a ideia é disponibilizá-las em sites e páginas conhecidas pelos próprios participantes e pensar em outros meios de compartilhamento dessas imagens, como blogs, redes sociais, vimeo, you tube, entre outros.
Participantes: 20

OFICINA DE MÍDIA TÁTICA
Ministrada por: Oficina de Imagens
Ementa: Um espectro ronda a cultura: o da mídia tática. Desafiante, brincalhona e consciente, a mídia tática não tem papas na língua para pôr em questão os padrões do bom gosto, da apatia social ou da prática artística. A Mídia Tática pode ser definida como uma forma de atuação que usa os meios de comunicação para criar intervenções urbanas que misturam arte e ação política. Ela dá voz a todos aqueles excluídos desses meios: classes desfavorecidas, minorias (raciais, sexuais, etc.) comunidades alternativas, dissidentes políticos e artistas de rua, entre outros. A oficina tem como objetivo apresentar conceito de mídia tática aos comunicadores, despertando potencialidades acerca do uso alternativo - e subversivo - das mídias disponíveis. Buscaremos discutir maneiras dos indivíduos colocarem suas opiniões em discussão na cidade por meio de intervenções nos espaços públicos da comunidade, trabalhando com comunicação, arte e cultura.
Participantes: 20


OFICINA DE MÍDIAS SOCIAIS, WEB E COMUNICAÇÃO
Ministrada por: Oficina de Imagens
Ementa: A comunicação é um elemento fundamental para o exercício da cidadania e uma ferramenta muito importante nos processos de mobilização social. É a partir dessa reflexão que a oficina de Mídias Sociais, Web e Comunicação se orienta, tendo como proposta mostrar aos participantes as potencialidades das práticas comunicativas na internet. Esta oficina desenvolverá alguns conceitos básicos de produção e veiculação de informação para a internet, como textos e imagens. Por meio dessa formação, os participantes produzirão conteúdos textuais e visuais para postagens em blogs, a serem desenvolvidos durante a oficina. Outro conteúdo a ser trabalhado é o funcionamento de algumas redes sociais na Web, como Twitter, Orkut, Facebook e Ning, ressaltando a importância e a potencialidade de cada ferramenta.
Participantes: 10

OFICINA DE COMUNICAÇÃO PARA MOBILIZAÇÃO SOCIAL
Ministrada por: Programa Polo Jequitinhonha
Ementa: A mobilização social é entendida como um processo de convocação de vontades para uma mudança da realidade, por meio de propósitos comuns estabelecidos em consenso. A comunicação tem, então, nesse contexto, um papel fundamental. A oficina pretende analisar as funções, características e estratégias de comunicação nos processos de mobilização social, bem como a mobilização como processo comunicativo de geração de co-responsabilidade em relação a causas sociais.
Participantes: 20


OFICINA DE REDAÇÃO JORNALÍSTICA
Ministrada por: Luiz Santiago
Ementa: A produção jornalística não se limita a expressão de opiniões, a narração de fatos, ou a reescritura de entrevistas. Nem trata-se de mais um estilo literário. O olhar jornalístico sobre a realidade convoca recortes e enquadramentos específicos, que são frutos de técnicas e experiências adquiridas durante anos de construção da profissão. A oficina de Redação Jornalística tem como objetivo a transmissão de técnicas que estruturam o fazer jornalístico e tornam a produção mais eficiente e apurada. O curso propõe a realização de explanações e atividades práticas que abordem a estrutura, técnica e elementos do texto jornalístico, focando no formato notícia.
Participantes: 20

 


PARTICIPE!

DIVULGUE EM SUA CIDADE!

 

Contato

JequiNotícias Jequitinhonha - MG
CEP: 39.960-000
jequinoticias@yahoo.com.br