Moradores em Uberlândia ficam desalojados por causa da chuva

26/12/2011 09:49

 

No Bairro Cidade Jardim o pluviômetro da estação transbordou.
Previsão é de que nesta segunda-feira (26) chova novamente na cidade.

 

Hismênia Keller

Do G1 Triândulo Mineiro

 
 
 
 
Água inundou casas do Jardim Botânico. (Foto: Olavo Neto)Água inundou casas do Jardim Botânico.
(Foto: Olavo Neto)

A chuva deste domingo (25) em Uberlândia fez com que moradores do Bairro Jardim Botânico tentassem conter a força da água com sacos de areia. Alguns muros foram derrubados e a água que invadiu as casas subiu até a metade das paredes. Vários moradores perderam todos os móveis. A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados para atenderem os pontos mais críticos da cidade.

Algumas pessoas do Bairro Jardim Botânico que ficaram desalojadas serão levadas para um abrigo no Bairro Morumbi, segundo informou a secretária de Desenvolvimento Social, Iracema Barbosa. De acordo com o professor do laboratório de climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Paulo Cesar Mendes, na estação meteorológica do Bairro Santa Mônica choveu 44 milímetros das 18h30 às 21h30, sendo que 40 milímetros só nas duas primeiras horas de chuvas.

A chuva na cidade deixou outros estragos. Os bairros Cidade Jardim, Santa Maria, Morada da Colina, Tabajaras, Tubalina e Jardim Botânico foram os locais mais atingidos. Várias árvores caíram, outdoors foram derrubados com a força do vento, carros foram arrastados pela enxurrada, casas ficaram destelhadas e o trânsito ficou congestionado próximo ao Rio Uberabinha, que transbordou.

A  Avenida Rondon Pacheco mais uma vez sofreu com a chuva. Próximo ao Praia Clube a chuva entupiu bueiros, provocou congestionamento e alguns trechos foram interditados para limpeza de emergência das bocas de lobo. No Bairro Tabajaras uma árvore caiu, rompeu a rede de energia elétrica e estourou a rede de água deixando o trânsito no local interditado.

No Jardim Botânico, a situação foi pior. Várias casas ficaram inundadas pela água que veio do Bairro São Jorge e não tem para onde escoar. A Rua Campo Rupestre pareceu um rio e os moradores tentaram conter a força da água com sacos de areia.

Já na região do Bairro Cidade Jardim, segundo o professor Paulo Cesar Mendes, marcou cerca de 150 milímetros e o pluviômetro transbordou. “Essa chuva para o fim de semana do Natal já era esperada. O calor que fez durante todo dia resultou nesse temporal. Uma massa de ar está sobe a região do Triângulo Mineiro e, com isso, teremos muito chuva durante essa semana, principalmente na tarde desta segunda-feira”, alertou o professor.

 

 

Moradores de bairro da cidade perderam todos os móveis (Foto: Olavo Neto)Moradores do Jardim Botânico perderam todos os móveis.
(Foto: Olavo Neto)

 

Contato

JequiNotícias Jequitinhonha - MG
CEP: 39.960-000
jequinoticias@yahoo.com.br