'Era para eu estar lá', diz amigo de um dos pilotos mortos em queda de avião

13/11/2014 06:22

Ele foi convidado para a viagem, mas não foi por conta do próprio aniversário.
Vítimas foram veladas nesta quarta (12), no cemitério Jardim da Saudade.

Os corpos dos três pilotos do avião foram velados nesta quarta-feira (12). (Foto: Maiana Belo/G1 Bahia)

Os corpos dos três pilotos do avião foram velados nesta quarta-feira (12). (Foto: Maiana Belo/G1 Bahia)

"Era para eu estar lá", diz Rômulo Brasil, amigo de Yves Montes Costa, de 36 anos, natural de Aracaju (SE), um dos três ocupantes que morreram na queda de um avião monomotor que decolou de Salvador, na última segunda-feira (10). O corpo de Yves Costa foi velado nesta quarta-feira (12), no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, onde será cremado na quinta (13).

O acidente que matou os três homens ocorreu na cidade de Bandeira (MG). De acordo com Rômulo Brasil, que também é piloto, o amigo Yves Montes viajava de carona com os outros colegas que estavam pilotando o avião. Os três estavam indo a São Paulo pegar um documento de aviação. Rômulo diz que só não embarcou na aeronave porque iria comemorar o próprio aniversário.

"Eu fiz aniversário ontem [terça-feira] e tentei convencer ele de ficar para a comemoração, mas ele disse que não podia porque precisava ir a São Paulo pegar um documento de aviação. Ele me chamou pra ir também, mas não fui por conta do meu aniversário. Era para eu estar com eles", relata o amigo.

Rômulo diz ainda que tinha plena confiança na habilidade de Yves como piloto. "Começamos juntos na aviação, em 2009. Como amigo ele era 100% e como piloto, então, era muito responsável", destaca.

Pai piloto Bahia (Foto: Maiana Belo/G1 Bahia)
Pai do piloto Yves Montes.
(Foto: Maiana Belo/G1 Bahia)

 

O pai de Yves Montes contou ao G1 como começou a paixão do filho pela aviação. "O avô materno já gostava [de aviação]. Isso foi um incentivo. Depois ele começou a trabalhar com um amigo que também gostava e falava muito para ele, e foi aí que começou a aflorar. A paixão explodiu", relata Admir Ribeiro Costa.

O corpo de Yves Moreno, de 25 anos, outra vítima do acidente, foi enterrado nesta quarta, também no Jardim da Saudade.

Moreno tinha saído recentemente do Exército, onde era 1° Tenente. O jovem ainda lutava jiu-jitsu e, para homengeá-lo, amigos foram ao cemitério vestidos com quimonos.

"A ideia da luta foi do pai, que já praticava com a gente também há muitos anos. Ele era apaixonado por jiu-jitsu", conta o professor Ricardo Caldeira.

Amigos fazem homenagem na Bahia (Foto: Maiana Belo/G1 Bahia)
Amigos fazem homenagem na Bahia.
(Foto: Maiana Belo/G1 Bahia)

 

O sub-comandante do 19° Batalhão do Exército, em Salvador, Cláudio Sá Pacheco,  contou que Moreno tinha solicitado a saída do Exército, com o objetivo de realizar o sonho de ser piloto.

A terceira vítima da queda do avião foi Lucas Henrique, de 21 anos, que teve o corpo cremado nesta quarta, no mesmo cemitério.

Um amigo de Lucas contou como o amigo era feliz por ser piloto. "Ele contava como era bom voar e dizia que era o meio de transporte mais seguro. Um dia ele me disse: 'quando nós pilotos morremos, não voltamos para a Terra, vamos para o céu'. Hoje isso veio muito na minha cabeça", relata o comerciante Jailson Figueiredo.

Acidente
O avião, um monomotor de fabricação americana, de matrícula PTWVM, com capacidade para seis pessoas, caiu em uma fazenda no fim da tarde de segunda-feira (10), em Minas Gerais. As informações preliminares davam conta de que o bimotor teria decolado de Recife (PE), mas, depois, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) corrigiu a informação e confirmou que a aeronave decolou da capital baiana.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que chovia no momento do acidente e que o mau tempo possa ter atrapalhado a visibilidade do piloto, que perdeu o controle da aeronave e bateu em um morro. Outra suspeita é de que um raio tenha atingido o avião. De acordo com a Anac, o bimotor estava com a documentação regular.

 

Fonte: G1 BA

Contato

JequiNotícias Jequitinhonha - MG
CEP: 39.960-000
jequinoticias@yahoo.com.br