Abastecimento de água em Governador Valadares está normalizado

16/11/2015 19:03

Órgão publicou nota oficial no início da tarde desta segunda-feira (16).
Captação de água no Rio Doce foi retomada domingo.

Água começou a cair nas torneiras em alguns bairro (Foto: Valquiria Costa/ Arquivo pessoal)
Água começou a cair nas torneiras em alguns
bairros (Foto: Valquiria Costa/ Arquivo pessoal)
 

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional anunciou, no início da tarde desta segunda-feira (16), que o abastecimento de água em Governador Valadares (MG), foi reestabelecido. A captação de água no Rio Doce começou no domingo (15). A cidade ficou desabastecida após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Anteriormente, acreditava-se que as barragens Fundão e Santarém haviam se rompido, porém, foi constatado depois que apenas uma se rompeu.

Em nota oficial, a Sedec informou que a medida foi adotada com base na redução do grau de turbidez e na análise realizada no laboratório da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa/MG). O laudo da empresa registra que não há contaminação química, por materiais pesados ou qualquer substância que impeça a utilização da água do Rio Doce para o consumo humano.

Ainda de acordo com a nota, o laudo que comprova a qualidade da água do Rio Doce foi referendado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O monitoramento da qualidade da água continua sendo realizado a cada 12h, pela Copasa, para dar total segurança à população.

Segundo a prefeitura de Governador Valadares, a água deve chegar em todos os bairros até a próxima sexta-feira (20).

Água nas torneiras

Os moradores de alguns bairros de Governador Valadares comemoram a chegada da água nas torneiras.

Na casa da aposentada Abigail Gonçalves, no Bairro Santa Rita, a água voltou a cair no domingo. Ela diz que o cheiro e a cor estão normais. "Parece ser a mesma água que caía na torneira antes da tragédia, só com um cheiro mais forte de cloro. Vou utilizar para lavar roupa e vasilhas, mas para beber ainda não sinto confiança. Pretendo continuar utilizando os garrafões de água mineral", diz.

Porém, nesta segunda-feira (16), a água não teve força para subir na caixa. Mesmo assim, a aposentada diz que está bem mais aliviada. "Fiquei feliz ao ver o retorno da água, e poder confirmar que ela estava boa para o uso. Acredito que em pouco tempo o reabastecimento será completo. Foi um aperto muito grande que todos os valadarenses passaram", afirma.

Depois de tanto tempo sem ver água na torneira, a família da estudante Raissa Marques criou uma rotina diferente e despertou uma conscientização sobre a preservação da natureza. Por isso, na geladeira cada copo tem o nome de um morador da casa, para evitar o desperdício. "Por mais que a água tenha chegado até a nossa residência, foi assustador ficar sem. Então quando a gente vê a água, a gente pensa em encomizar", diz.

 

Do G1 Vales, com alterações do JequiNoticias

Contato

JequiNotícias Jequitinhonha - MG
CEP: 39.960-000
jequinoticias@yahoo.com.br