BR-381: Dnit aprova homologação de novos lotes para duplicação
Lotes entre Nova Era e João Monlevade estão entre os trechos definidos Obras para duplicação não tem data definida.

Membros da Comissão Especial de Licitação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) se reuniram em sessão pública, nessa quarta-feira (14), em Brasília (DF), para a contratação de empresas para elaboração dos projetos básico e executivo e realização das obras de três novos lotes para adequação da rodovia BR-381, que foi subdividida em 11 lotes.
Depois do período de análise, foi conhecida a melhor classificada para cada lote. No lote 1 (Governador Valadares ao acesso a Belo Oriente), dois consórcios entraram com recurso e o Dnit deu prazo até 30 agosto, quando julgará recursos e definirá o vencedor. A previsão do Dnit é que com a homologação e autorização dos três lotes, as obras se iniciem em breve, mas ainda não se tem uma data definida. O resultado da licitação atrasou em razão de uma greve no Dnit, que teve início logo depois do processo ocorrido em meados de junho. O Diretor Executivo informou que até o fim do mês o Departamento pretende assinar os contratos, e o Governo em setembro deste ano dará a ordem de serviço.
Já no lote 2 (acesso de Belo Oriente à MG-320 - Jaguaraçu), melhor pontuação final do Consórcio Isolux-Corsán/Engevix, por R$ 237 milhões, foram ingressados recursos, com prazo até 30 de agosto para indicar o vencedor.
Os lotes que estão autorizados para contratação imediata são – 3.1, 3.3 e 7 que corresponde os trechos entre Nova Era e João Monlevade. Os lotes 1, 2 e 6 estão paralisados por causa de recursos impetrados por uma empresa que também entrou com impedimento nos lotes 8a e 8b. Os lotes 4 e 5 fracassaram por causa do preço acima do estabelecido pelo governo. O lote 3.2 teve ajuste de preço e em dois dias a empresa vencedora de preço deverá apresentar a proposta técnica.
As obras são de duplicação e ampliação de capacidade e de segurança entre o km 155,4 (MG-020/Avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte) e o 458,4 (entroncamento com a BR-116 em Valadares). A licitação é em regime diferenciado de contratação (RDC), na modalidade contratação integrada, e prevê que o consórcio ou empresa contratada elabore o projeto e execute as obras.
Segundo informações do departamento, com essa modalidade, a gestão de risco passa a ser de responsabilidade do mercado, sem nenhum aditivo. A exigência de seguro performance, nessa modalidade, garante a conclusão das obras, independentemente de problemas alheios à empresa contratada ou ao Dnit.
Fonte: G1 Vales