Cães e gatos estão sendo envenenados em Capelinha MG

06/05/2012 11:15

 

 

gato 300x225 Cães e gatos estão sendo envenenados em Capelinha MGNas últimas semanas, recebemos várias denúncias de mortes de animais de estimação por envenenamento em Capelinha MG, e na maioria dos casos por ingestão de alimento (carne), contaminada com "Chubinho", um tipo de veneno para ratos, bastante usado embora seja proibido sua venda no mercado.
Foram encontrados nas vias publicas vários animais mortos, entre cães e gatos, todos aparentemente vítimas de intoxicação, e o que agrava mais a situação são denúncias de que alimentos contaminados estão sendo jogados em quintais de residências afim de atingir animais dos proprietários, podendo prejudicar não só os animais de estimação dos donos, mas também afetar crianças que podem ter contato com o alimento contaminado ou com os animais intoxicados.

 

[foto] Gato morto em quintal de Capelinha. Imagem: José Renato

 

Ao que parece estes atos de vandalismos acontecem nos períodos noturnos, e há suspeitas de que não se trata de apenas um individuo,  nas sim de um grupo de pessoas cometendo estes crimes.

O crime está previsto na Lei 9605/ 98 lei federal de crimes ambientais, artigo 32 que estabelece pena de transação penal, com pena alternativa, pagamento de cestas básicas, ou trabalho voluntário.

O outro lado

Nada justifica os atos de barbaridades cometido por estes vândalos, promovendo este circo de horrores na cidade, provocando mortes de animais indefesos.
Mas um problema que há bem pouco tempo a cidade de Capelinha estava enfrentando era a infestação de animais nas vias públicas, principalmente de cães sem donos; Como a cidade não provem de um setor especializado ou canil público, estes animais permaneciam nas ruas da cidade, sem monitoramento, vacinação ou qualquer outro tipo de acompanhamento, os animais promoviam problemas com o trânsito, com o lixo público,  invasão de residências e proporcionando o risco de atacar alguém.

Afim de solucionar este problema, um projeto foi lançado na câmara municipal pelo vereador Cleuber Luiz de Miranda no ano passado para a contratação de um médico veterinário pela prefeitura para atuar na esterilização de cães e gatos no município, a prefeitura contratou o médico Veterinário, mas que ainda não iniciou este trabalho de esterilização,  recentemente o mesmo vereador no dia 12 de março, abriu outro requerimento solicitando da prefeitura que encaminhe a Câmara o projeto de lei  estabelecendo os critérios de sua atuação e os procedimentos preliminares para conhecimento da população, para que os trabalhos do veterinário comecem o mais rápido possível.

É necessário, que o poder público (Câmara e Prefeitura) se mobilizem o quanto antes para que estes atos de vandalismos e mortes de animais parem de acontecer na cidade.

Denuncie

Contato

JequiNotícias Jequitinhonha - MG
CEP: 39.960-000
jequinoticias@yahoo.com.br