Capelinha faz opção para cursos da UFVJM na área de Humanas
23/02/2013 15:13
Preferência popular foi para cursos de Direito, Administração Pública, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis e Comunicação Social.
A audiência foi realizada no Clube Florae
Direito, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Comunicação Social. Essas foram as principais opções de cursos debatidos durante audiência pública em Capelinha, na sexta-feira (22) para definir a área de atuação do Campus da UFVJM naquela cidade do Alto Jequitinhonha (MG)
A audiência, dividida em quatro etapas, foi realizada no Clube Florae e contou com a participação de prefeitos, vereadores, representantes de órgãos, entidades e instituições da sociedade civil, professores, alunos de Capelinha e região.
Eles esclareceram dúvidas e fizeram perguntas, a maioria, direcionadas ao reitor da UFVJM, professor Pedro Ângelo.
A professora Geralda Luiza da UFMG, apresentou os cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas.
O resultado da Audiência Pública será anexado ao Projeto Final da Implantação do Campus da UFVJM em Capelinha que será protocolado junto ao MEC, órgão responsável pela avaliação quanto à viabilidade dos cursos apontados.
E agora?
Capelinha, no Alto Jequitinhonha, Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, e Almenara, no Baixo Jequitinhonha, todas no nordeste de Minas Gerais, realizam estes eventos para consultar a população sobre cursos que serão implantados e discussão dos terrenos que serão doados para a UFVJM construir a estrutura física das novas unidades universitárias.
As três cidades foram selecionadas pelo CONSU – Conselho Universitário da UFVJM, em 16 de março de 2012, como estratégia de expansão para dentro do Vale do Jequitinhonha, fazendo parte do PDI Plano de Desenvolvimento Institucional 2012-2016.
Este documento é uma espécie de Plano Plurianual da Universidade. Portanto, dentro deste período a Universidade deverá expandir
para estas localidades.
Muitos cidadãos da região se perguntam: e agora? Quais os próximos passos para a efetivação de cada campus?
Gestões políticas estão sendo feitas para que a Presidenta Dilma autorize a instalação de fato dos campi e libere recursos financeiros e humanos para possibilitar o início das aulas, o mais breve possível.
Segundo o Reitor Pedro Ângelo, que estará presente em todas as Audiências Públicas, a construção completa de um campus com 5 cursos fica em até R$ 70 milhões, dependendo dos cursos escolhidos e das instalações e equipamentos necessários.
A próxima audiência será em Araçuai no dia 28 de fevereiro no Colégio Nazareth e Almenara, dia 8 de março.
Fonte: Blog do Banu