Governo Anastasia deve 812 km de asfalto para os Vales do Jequitinhonha e Mucuri
25/03/2013 11:03
A promessa era pavimentar 19 trechos em uma extensão de 860 de estradas de terra na região, mas até hoje apenas 48 km entre Malacacheata e Água Boa forma autorizados.
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Na estrada que liga Virgem da Lapa-Ijicatu, poeira, buracos e sofrimento. O asfaltamento do trecho de 40 km é uma das promessas do governo mineiro (Foto: divulgação)
Lançado em 2010 pelo governo do Estado como promessa de indução ao desenvolvimento, o programa Caminhos de Minas não atingiu até agora, nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, nem 5% da meta prevista.
A promessa era pavimentar 19 trechos em uma extensão de 860,8 km de estradas de terra na região, mas até hoje apenas 48,9 km entre Malacacheata e Água Boa forma autorizados.
O Governo Anastasia está “devendo”, portanto, 812 km de asfaltamento para os Vales, incluindo ligações como Capelinha-Itamarandiba-Senador Modestino Gonçalves, de 99 km. Araçuai-Novo Cruzeiro.
Há ainda a promessa do governo federal , de pavimentar a BR 367, que liga o Vale ao sul da Bahia.
“Como querem acabar como estigma de Vale da Miséria se não há preocupação em asfaltar a região?”, cobra o prefeito de Minas Novas, Gilberto Gomes.
Na área de Minas Novas, a situação é uma dos piores. De um lado, o caminho para Chapada do Norte, Berilo e Virgem da Lapa é pura poeira em uma rodovia federal, a BR 367.
Também na vizinhança, o trecho MG-114 para José Gonçalves de Minas e a via municipal para Leme do Prado também são de terra.
Todos esses acessos estão previsto no Caminho de Minas, mas ainda estão longe de se tornarem realidade, pois só o projeto de engenharia está em fase de licitação.
Ainda nas proximidades de Minas Novas, a MG-307, que dá acesso a Francisco Badaró e Jenipapo de Minas, sequer consta do programa do governo do Estado.
O prefeito de Minas Novas, Gilberto Gomes, hoje com 33 anos, diz que cresceu ouvindo a promessa de asfaltamento da BR 367.
Ele acredita que a falta de asfalto impede o progresso dos municípios. No caso do entorno de Minas Novas, é o principal problema para a expansão do comércio, da agricultura e de outras atividades econômicas.
O prefeito ressalta a necessidade dos colegas se mobilizarem para cobrar uma resposta rápida da União e do Estado em relação às demandas de asfaltamento. “A ligação de Minas Novas para Jenipapo de Minas e Francisco Badaró, por exemplo, atenderia uma grande população da região, incluindo vários distritos de Minas Novas, mas essa obra não está nem prevista”, disse.
Poeira e buracos
O empresário Warley Monteiro, proprietário da Maximus Informática, de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, sabe muito bem o que é enfrentar grandes trechos de terra, poeira e buracos. Quando chove é um lamaçal só.
Ele tem clientes em pelo menos 20 cidades da região e viaja quase diariamente. Seu veículo já ficou atolado em época de chuva, em muitas vezes, e vários clientes não puderam ser atendidos porque as estradas estavam intransitáveis.
“Isso acontece em Setubinha, Malacacheta, Chapada do Norte, Berilo e vários outros municípios. Os prefeitos até tentam amenizar o problema tratorando as estradas, mas quando chove não há paliativo que resolva”, declara.
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19 TRECHOS DE RODAGENS DO VALE DO JEQUITINHONHA E MUCURI
PROJETOS DE ENGENHARIA A LICITAR ( 11)
Novo Cruzeiro/Entroncamento Araçuaí (LMG 678) – 92 km
Jequitinhonha/Pedra Azul (MG 105) – 554 km
Entroncamento Coronel Murta/Entroncamento Virem da Lapa ( MG 114) – 36 km
Capelinha/Itamarandiba/Senador Modestino Gonçalves (MG 214) – 99 km
Rio do Prado/Rubim ( MG 406) – 31 km
Chapada do Norte-Leme do Prado (municipal) – 17 km
Ladainha/Novo Cruzeiro (municipal) – 34 km
Ataléia/Divisa MG – ES(MG 412) – 18,5 km
Ataléia/Ouro Verde de Minas (municipal) – 22,5 km
Carlos Chagas-Pavão (municipal ) 68,2 km
Carlos Chagas,Entroc. MG 418/Divisa MG-ES (MG 405) – 33,5 km
PROJETOS DE ENGENHARIA EM LICITAÇÃO (6)
Almenara/Jacinto/Salto da Divisa (BR 367) – 61,2 km
Minas Novas, contorno (BR 367) – 1,2 km
Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa (BR 367) – 59,7 km
Virgem da Lapa – Lelivéldia- Ijicatu - Entronc José Gonçalves de Minas (MG 114) – 40 km
Almenara-Pedra Azul (sub-recho Pedra Grande) MG 406 – 35 km
Almenara-Pedra Azul (sub-recho Pedra Grande) MG 251 – 58 km
PROJETO DE ENGENHARIA CONCLUÍDO (01)
Capelinha/Setubinha ( MG 211) – 50 km
OBRA CONTRATADA (01)
Água Boa – Malacacheta (MG 217) – 48,6 km
Fonte: Regiane Marques Sampaio/Jornal Acontece