Governo de Minas desconhece a força e existência de veículos de Comunicação do Vale
10/04/2013 08:45
Governo de Minas só lembra dos veículos de comunicação do interior em épocas de eleições quando os políticos precisam aparecer
Governo do Estado não apóia veículos de comunicação do interior, denuncia o Sindijori
Não é de hoje que o governo de Minas Gerais, através da sua Assessoria de Comunicação ignora a força e a existência dos veículos de comunicação do Vale do Jequitinhonha.
São ignorados sites, blogs, jornais, rádios, TV, jornais online das principais cidades do Vale, como Araçuaí, Capelinha, Minas Novas, Jequitinhonha , Diamantina e Almenara.
Além de não apoiar a mídia regional , a assessoria de comunicação do Governo não envia releases, principalmente sobre projetos para a região, e visitas de secretários de Estado para os veículos do Vale. “ Isso só acontece em épocas de eleições e que os políticos querem aparecer”, lembra um jornalista da região.
Prova disso, foi a passagem do Secretário de Estado do Trabalho, José Silva à Araçuaí (MG) no Vale do Jequitinhonha. “ Foi em brancas nuvens “, confidenciou a coordenadora de um órgão oficial do governo do Estado na cidade. “ Fomos avisados de última hora e os orgãos de imprensa da região não cobriram a visita”, disse ela.
“ Não fomos informados desta visita nem mesmo quais os objetivos dela”, afirmou o jornalista Sérgio Vasconcelos, editor do Jornal Gazeta de Araçuaí, cuja versão online é diária. “ Como passar recibo em matéria da Agência Minas de uma visita de um secretário de Estado à Araçuai, se temos repórter na cidade?”, reclama o editor.
“ Apenas a Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas –Sedvan- envia releases aos veículos da região”,
Para Dermeval Antônio do Carmo Filho Presidente do Sindijori- Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais,já está comprovado que os chamados "jornais de grande circulação" não possuem o alcance da imprensa que se faz no interior.
Os governos fecham os olhos para o fato de que no Sul do Estado, assim como em boa parte da Zona da Mata e do Triângulo, são os jornais das TVs de São Paulo e Rio, através de parabólicas, que alcançam os cidadãos mineiros.
Várias foram as vezes que já tivemos contatos com órgãos dos Governos do Estado, Federal e Empresas Privadas, além das agências de publicidade com o objetivo de investirem na mídia do interior sem que os resultados jamais fossem alcançados.
” Não podemos tolerar este tipo de prática. Sugerimos aos colegas proprietários de jornais do interior de Minas que suspendam a publicação de releases enviados pelas assessorias de imprensa e que não se iludam com promessas de que os jornais serão programados em relação a publicidade, diz . Dermeval Antônio do Carmo Filho.
“ Vamos acatar e apoiar as orientações do Sindijori . A partir de hoje estamos suspendendo toda e qualquer publicação de releases do Governo de Minas e de suas secretarias de estado ”, afirmou o editor chefe do Jornal Gazeta de Araçuaí. “ Vamos cobrir os fatos pela ótica editorial do nosso veículo e não pela ótica do governo”, finalizou.
Fonte: Gazeta de Araçuaí