Governo de Minas desconhece a força e existência de veículos de Comunicação do Vale

10/04/2013 08:45

 

Governo de Minas só lembra dos veículos de comunicação do interior em épocas de eleições quando os políticos precisam aparecer

Governo de Minas desconhece a força e existência de veículos de Comunicação do Vale

Governo do Estado não apóia veículos de comunicação do interior, denuncia o Sindijori

Não é de hoje que o governo de Minas Gerais, através da  sua Assessoria de Comunicação ignora a força e a existência dos veículos de comunicação do Vale do Jequitinhonha.

São ignorados  sites, blogs, jornais, rádios, TV, jornais online  das principais cidades do Vale, como Araçuaí, Capelinha, Minas Novas, Jequitinhonha , Diamantina e  Almenara.

Além de não apoiar a mídia regional , a assessoria de comunicação do Governo não envia releases, principalmente sobre projetos para a região,  e visitas de secretários de Estado  para os veículos do Vale. “ Isso só acontece em épocas de eleições  e que os políticos querem aparecer”, lembra um jornalista da região.

Prova disso, foi a passagem do Secretário de Estado do Trabalho, José Silva à Araçuaí (MG) no Vale do Jequitinhonha. “ Foi em brancas nuvens “, confidenciou a  coordenadora de um órgão oficial do governo do Estado na cidade. “ Fomos avisados de última hora e os orgãos de imprensa  da região não cobriram a visita”, disse ela.

“ Não fomos informados desta visita nem mesmo quais os objetivos dela”, afirmou o jornalista Sérgio Vasconcelos, editor do Jornal Gazeta de Araçuaí, cuja versão online é diária. “ Como passar recibo em matéria da Agência Minas de uma visita de um secretário de Estado à Araçuai, se temos repórter na cidade?”, reclama o editor.

“ Apenas a  Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas –Sedvan- envia releases aos veículos da região”, 

Para  Dermeval Antônio do Carmo Filho Presidente do Sindijori- Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais,já está comprovado que os chamados "jornais de grande circulação" não possuem o alcance da imprensa que se faz no interior.

Os governos fecham os olhos para o fato de que no Sul do Estado, assim como em boa parte da Zona da Mata e do Triângulo, são os jornais das TVs de São Paulo e Rio, através de parabólicas, que alcançam os cidadãos mineiros.

Várias foram as vezes que já tivemos contatos com órgãos dos Governos do Estado, Federal e Empresas Privadas, além das agências de publicidade com o objetivo de investirem na mídia do interior sem que os resultados jamais fossem alcançados.

” Não podemos tolerar este tipo de prática. Sugerimos aos colegas proprietários de jornais do interior de Minas que suspendam a publicação de releases enviados pelas assessorias de imprensa e que não se iludam com promessas de que os jornais serão programados em relação a publicidade, diz . Dermeval Antônio do Carmo Filho.

“ Vamos acatar e apoiar as orientações do Sindijori . A partir de hoje estamos suspendendo toda e qualquer publicação de releases  do Governo de Minas e de  suas  secretarias de estado ”, afirmou o editor chefe do Jornal Gazeta de Araçuaí. “ Vamos cobrir os fatos pela ótica editorial do nosso veículo e não pela ótica do governo”, finalizou.

 

Fonte: Gazeta de Araçuaí

 

Contato

JequiNotícias Jequitinhonha - MG
CEP: 39.960-000
jequinoticias@yahoo.com.br