II FÓRUM DA MULHER DO JEQUITINHONHA
Por Rafael Matos Almeida
Do JequiNoticias/Jequitinhonha
Durante os dias 24 e 25 de maio de 2012 aconteceu o II FORUM DA MULHER DO JEQUITINHONHA na cidade de Itaobim. O evento foi no clube AABB e contou com a participação de mais de 170 mulheres de todo o vale do Jequitinhonha, teve ainda a presença marcante de representantes de instituição não governamentais e lideres de grupos de cultura popular.
Na solenidade de abertura, marcou presença a coordenadora do Fórum Intergovernamental de Igualdade racial e Assessora para assuntos federativos da SEPPIR, Maria do Carmo Ferreira da Silva, o prefeito municipal de Itaobim João Pereira dos Santos, a presidente da Fundação de Artes de Ouro Preto Ana Pacheco e a Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Coordenadora do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha Maria das Dores Pimentel Nogueira (Marizinha Nogueira).
No primeiro dia de Fórum houve muita cantoria, diversão e debates sobre assuntos importantes para as mulheres, como participação política e igualdade racial. A conferência de abertura foi feita por Maria do Carmo Ferreira da Silva, coordenadora do Fórum Intergovernamental de Igualdade racial e Assessora para assuntos federativos da SEPPIR, que tratou de assuntos como as políticas públicas para as mulheres realizadas pelo governo federal. Depois do almoço a professora do Departamento de Ciências e política da UFMG Marlise Matos conduzia uma palestra voltada para a participação política da mulher, controle social, democracia e ainda sobre a criação de conselhos municipais de direitos da mulher. Este foi um momento de debates e apresentação de propostas pelos grupos e movimentos representados no evento.
No encerramento da programação do dia, foram lançados a carta e o álbum da Mulher do Jequitinhonha, encerrando com a apresentação do grupo de cultura popular Batuque Feminino Itaobiense – GRUFEMI.
Já no segundo dia para começar os trabalhos houve uma palestra com o Professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMG Aderval Costa filho com a temática, Comunidades Tradicionais: identidades e diversidades. Logo em seguida Sanete Esteves de Souza, secretaria Nacional dos Quilombolas deu um depoimento sobre a experiência em sua comunidade e exibiu um pequeno vídeo retratando a luta e as conquistas alcançadas pelas mulheres no meio econômico, social e político. Para finalizar a parte da manhã houve apresentações regionais.
Depois do almoço houve apresentações sobre boas práticas de organização de mulheres, com vários depoimentos de lideranças , como, a Terezinha da Silva, representando o grupo Cantinho da saúde, a Laurení, representante do GRUFEMI, a Maria Rosa da EMATER, entre outras que falaram de suas lutas e conquistas alcançadas com esforço e persistência, dentro de suas associações. Logo após o lanche, houve o encaminhamento final do II Fórum da mulher do Jequitinhonha, com informações para a criação de Conselhos da Mulher nos municípios do Vale do Jequitinhonha, sob coordenação de Marlise Matos (professora do Departamento de Ciência e Política da UFMG).
O encerramento oficial das atividades foi feito por Maria Alice Braga e Maria das Dores Pimentel (Marizinha), e mais uma vez todos os participantes caíram na dança com o grupo de batuque do GRUFEMi, que encerrou mais uma edição do Fórum da mulher do Jequitinhonha.