Ipatinga se prepara para ser sub-sede da Copa do Mundo 2014
População também já se prepara para caso isso aconteça
Por in360
O sobrenome dele é estrangeiro, Shimidth. Mas não tem muita intimidade com outro idioma que não seja o português. O taxista quer aprender inglês e pra isso, tem enrolado bastante a língua e se esforçado. Eli Shimidth começou um curso há apenas uma semana, e tem se superado. Já sabe muito bem o que dizer se um estrangeiro entrar no carro dele.
A ideia de Shimidth é aprender o idioma para receber bem turistas que possam vir à região para a Copa do Mundo de 2014. Ele diz que com 30 dias ele já irá conseguir falar uma coisa ou outra.
Ipatinga é candidata a ser um centro de treinamento de seleções na Copa do Mundo de 2014. Para conseguir isso, a cidade investe em dois pontos principais: a qualificação de trabalhadores e a melhoria da infra estrutura para receber os possíveis visitantes.
Em relação a esse último ponto, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ipatinga, Luiz Henrique Alves, diz que os trabalhos estão focados em três pilares. O aeroporto, hotéis e o estádio Ipatingão.
Para treinar a mão de obra, a prefeitura apostou no trabalho tecnológico. O CVT vai oferecer cursos como o de camareira, garçom e vendedor, é o que confirma a gerente Vanessa Cardoso.
Um hotel da cidade está de olho nesses profissionais formados pelo centro. Mas além de buscar gente qualificada, também começou uma reforma. O gerente do hotel, Paulo Campos, diz que os quartos estão mais modernos e prontos pra receber turistas de todo o mundo.
No que depender dos moradores, a cidade vai estar preparada. Agora é cruzar os dedos e torcer para que Ipatinga seja mesmo um centro de treinamentos. Expectativa é o que não falta.