Itamarandiba: cidade cobra solução da Cemig.
Em B. Hzte, deputados, prefeito e vereadores de Itamarandiba cobram soluções da CEMIG.

O deputado Sargento Rodrigues esteve reunido na manhã desta sexta-feira (04/05) com o presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, acompanhado pelo prefeito de Itamarandiba, Tom Costa, e oito dos nove vereadores do município. Rodrigues cobrou do presidente providências para solucionar as constantes interrupções de energia elétrica no município. O assunto foi tema de uma audiência pública realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas, no dia 13 de abril último.
Sargento Rodrigues relatou ao presidente as várias consequências dessas quedas de energia, tais como o incômodo e os prejuízos diretos dos consumidores e comerciantes, com queima de equipamentos, desconfortos, além da perda de vacinas, laticínios, interrupções de atendimentos médicos e cirúrgicos e, ainda, o desinteresse das indústrias e grandes empresas em se instalarem na região. “Este talvez seja o maior prejuízo, pois afasta investimentos, atrapalhando o desenvolvimento econômico e a geração de empregos”, ressaltou o deputado.
Outro ponto questionado foi o prazo apresentado, durante a audiência pública, pelo representante da Cemig, Tiago Ferreira da Cunha, para a construção de uma subestação da concessionária no município. Segundo ele, a previsão é de que isso ocorra até 2016. O projeto já foi aprovado e está em fase de estudo de viabilidade técnica.
Os vereadores e o prefeito afirmaram ser impossível esperar tanto tempo e cobraram ações imediatas para a solução dos apagões, que acontecem praticamente todos os dias, principalmente no horário de pico, por volta de 19 horas. Eles relataram que a situação é tão crítica que, se um morador liga o chuveiro, cai a chave da casa vizinha. Até mesmo a venda de medicamentos pela farmácia popular tem ficado prejudicada, uma vez que o procedimento depende da internet para ser concluído. Se não tem energia, não tem como fazer. No hospital, já não se marca procedimentos para este horário.
Após ouvir os relatos e receber das mãos do deputado um ofício cobrando providências, o presidente da Cemig se comprometeu a buscar informações técnicas mais detalhadas para, pessoalmente, responder aos questionamentos recebidos e avaliar as providências cabíveis ao caso. “Concordo que o prazo, até 2016, para a construção da subestação é muito longo. Vamos tentar uma forma de acelerar isso, mas preciso avaliar, com critério, as alternativas e possibilidades viáveis. A resposta será a mais breve possível”, afirmou Djalma Morais.
O deputado ressaltou a importância do engajamento do prefeito e dos vereadores nesta luta. “Hoje temos aqui oito dos nove vereadores do município, e o prefeito. O único que não compareceu foi por problemas de saúde na família, mas está empenhado nesta luta também. Podemos dizer que toda a comunidade de Itamarandiba, incluindo seus distritos e povoados, está aqui legitimamente representada”, destacou. “Essa luta não tem partido político, oposição ou situação. Estamos todos unidos pelo bem do município”.
Estiveram presentes os vereadores Guim Carneiro, Itamar Lopes Alves, Lourdes Gomes Vieira, Sebastião Antônio Amaro, Gabriel de Fátima Santos, Gelte Antônio de Meira, Valdessi Fernandes dos Santos e o presidente da Câmara, Gilberto Fernandes de Araújo, além do deputado estadual Délio Malheiros.
Fonte: Assesoria de Comunicação Dep. Sargento Rodrigues/ texto e imagem: Sandra Teixeira
Do Diário do Jequi