JEQUITINHONHA: Inaugurada unidade da Uaitec
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), inaugurou duas novas unidades da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) no Vale do Jequitinhonha, uma na cidade de Jequitinhonha e outra em Salinas.
Na ultima sexta-feira (30/05), às 16h, a população de Jequitinhonha começou a ter acesso a ensino superior público e gratuito à distância e a cursos de formação e qualificação profissional.
Ele foi adotado no momento em que a realidade exigiu uma completa reestruturação na Rede CVT- Centro Vocacional tecnológico, que perdeu sua função principal, que era criar um ambiente para as pessoas terem acesso ao computador e a internet.
A UAITEC, introduzirá uma nova estrutura de videoconferência e ferramentas como lousas inteligentes, bibliotecas e laboratórios virtuais, mostrando que é possível, dessa forma ampliar, democratizar e interiorizar o acesso a conteúdos pedagógicos que sirvam para qualificação e requalificação da mão de obra e para formação profissional. Através de cursos de graduação tecnológica com certificação do MEC.
A cerimônia contou com a participação de alguns secretários e vereadores da cidade, a diretora, alunos e professores da Escola Estadual São Miguel, O Subtenente Isaquiel representando o Exército Brasileiro, do ex- prefeito Roberto Botelho, da prefeita Iracilda Dias da Silva, além do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nárcio Rodrigues, e demais convidados e visitantes somando um total de aproximadamente 120 pessoas.
Em depoimento a prefeita Iracilda disse "... Hoje, nós podemos oferecer uma oportunidade para que nossos alunos, possam ter acesso a uma educação de qualidade, num modelo novo de tecnologia, isso pra gente só nos traz alegria". Lembrou ainda que em Jequitinhonha está implantado um cursinho Pré-Enem em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas, também na modalidade a distância.
O Secretário Nárcio, enfatizou que deve haver uma inversão, que ao invés das pessoas saírem para a cidade grande para estudar, que o conhecimento venha até ele através da virtualidade. Ainda revelou que os cursos ofertados serão de Tecnologia e Agrotecnologia, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão pública, Tecnologia em Gestão de Saúde Pública, Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Analise e Desenvolvimentos de Sistemas.
Os alunos devidamente inscritos terão a oportunidade de estudar nas melhores universidades do mundo, como MIT, Berkeley e Stanford.
Essa ferramenta somente foi possível devido à aposta da Sectes nos MOOCs - Cursos Abertos e Online, que oferecem aulas sem encontros presenciais, feitas inteiramente pela internet.
Um acordo com a Veduca, instituição de ensino à distância do país, está permitindo a novidade.
Outra inovação realizada pela rede é o MBA em Engenharia e Inovação, onde o processo de aprendizagem é online com avaliações presenciais periódicas, realizadas nos polos.
Também estão sendo oferecidos à população cursos de idiomas (português e espanhol) e Tecnologia da Informação (vocepontocom, profissionalemtipontocom e professorpontocom).
Em agosto, serão ofertados seis cursos de graduação tecnológica, cuja duração será de três anos. O edital do vestibular está sendo elaborado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Espaço Memória
Em cada uma das unidades da rede Uaitec, a Sectes destina um espaço cultural, com o objetivo de homenagear uma personalidade do município ligada à educação, à cultura ou à produção do conhecimento.
Em Jequitinhonha, a homenagem foi feita ao Vale do Jequitinhonha, famoso por suas belezas naturais. Em Salinas, a homenagem foi feita ao jogador e técnico de futebol Procópio Cardoso.
Por Felipe Matos - Repórter do JequiNoticias