Moradores começam a voltar ao povoado

11/01/2012 12:06

 

Os rios que cortam a comunidade recuaram. Mas muitos ainda têm medo de subirem outra vez

 

Por in360

 

Agora sim é possível andar pelo povoado da Ilha do Rio Doce. Alívio até para os animais.

Mas a chuva deixou estragos... Lama! Em um quintal, sofás, colchões e roupas. Tudo perdido. Na casa de dona Maria Madalena, o que sobrou foi muita sujeira. Ela ficou durante cinco dias morando com filha, em Ipatinga. Voltou no fim de semana. E a limpeza não tem hora para terminar. Ela conta que encontrou a casa muito suja e que os filhos ajudaram a tirar todo o barro.

Em alguns trechos do povoado ainda há água. O que dificulta a passagem a pé ou de bicicleta. Ailton Silva, pedreiro, fala que tem muita pedra, lama e sujeira na rua. O que dificulta a passagem.

A marca da água ainda está nas paredes... Nas roupas que os moradores não conseguiram tirar do varal antes da enchente. O nível do rios que cortam a comunidade, Doce e Piracicaba, chegou a cerca de três metros de altura do nível do chão.

Viemos aqui na semana passada e só de bote conseguimos entrar para mostrar a situação. Casas foram invadidas e a correnteza era forte. A água chegou ao telhado de alguns imóveis e passava da cintura de quem se arriscava no meio da enxurrada.

Maria Edna Silva voltou pra casa nesta segunda-feira com a notícia de um prejuízo: vai ter que providenciar outro fogão e outra geladeira. Segundo ela, chorou muito com a situação e que agora pretende sair de lá.

Pela marca da parede de uma casa é possível ver onde a água da chuva chegou. De acordo com a Defesa Civil de Caratinga, a maioria dos moradores da Ilha do Rio Doce já voltou pra casa. Mas, eles estão apreensivos porque a água parece voltar a subir...

Mesmo assim seu Nilton Cesário vai retornar ao povoado. E com a água nos pés. Segundo ele, está voltando com medo.

Contato

JequiNotícias Jequitinhonha - MG
CEP: 39.960-000
jequinoticias@yahoo.com.br