O Rio Jequitinhonha

18/02/2012 10:10

 

 

O Rio Jequitinhonha nasce na Serra do Espinhaço, no município do Serro. Sua nascente está a uma altitude de aproximadamente 1200 m e sua extensão é de 920 Km. A bacia possui uma área total de 70.315 Km², limitando-se ao norte com a bacia do rio Pardo, ao sul com a bacia do rio Doce, a sudeste com os divisores do Mucuri e de várias bacias independentes, a oeste com o maciço do Espinhaço e à leste com o Oceano Atlântico.

Os principais afluentes do Jequitinhonha pela margem direita são os rios Araçuaí, Piauí e São Miguel. Pela esquerda, os rios Itacambiruçu, Salinas e São Pedro. A bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha abrange grande parte do nordeste do estado de Minas Gerais e pequena porção do sudeste do estado da Bahia. De sua área total, cerca de 94% estão em Minas e apenas 6% localizam-se na Bahia.

O Rio Jequitinhonha é o recurso natural mais importante da região do Vale. No entanto, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “atividades humanas de desmatamento para fins agropastoris, de mineração e de garimpagem em seu alto curso e alguns dos afluentes têm causado, no decurso dos anos, modificações importantes no ciclo hidrológico”.

Fonte:
Site da Assembléia Legislativa
Site do IBGE
Silva, Lussandra Martins da, Atlas ambiental como subsídio aos estudos de sustentabilidade – a bacia do Araçuai no Vale do Jequitinhonha – , Rio Claro, sp. 2002

 

Contato

JequiNotícias Jequitinhonha - MG
CEP: 39.960-000
jequinoticias@yahoo.com.br