Pedra Azul é a primeira cidade do Vale do Jequitinhonha a inaugurar Uaitec

15/01/2013 12:34

 

DURANTE A CERIMÔNIA, SECRETÁRIO NARCIO RODRIGUES ANUNCIOU IMPLANTAÇÃO DE TELECENTROS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

 
Solenidade de inauguração da Uaitec em Pedra Azul
Solenidade de inauguração da Uaitec em Pedra Azul
 
Governo de Minas esta promovendo a democratização do acesso ao ensino superior, através da implantação das unidades da Uaitec – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, em diversas regiões do Estado. Nessa sexta-feira (11), o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, inaugurou em Pedra Azul a 1ª unidade da Uaitec no Vale do Jequitinhonha.

”A UAITEC é a aposta do Governo de Minas nos jovens que querem através do conhecimento ajudar no desenvolvimento do país. É um projeto revolucionário porque oferece de forma padronizada o acesso à educação de qualidade em diversos municípios do Estado,” afirmou o secretário.
Maior plataforma de ensino a distância no país, a Uaitec integra a expansão da nova rede CVT no Estado. Já foram inauguradas unidades em Caeté, Uberaba, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Santa Vitória e Ituiutaba.

Para o reitor da Universidade Estadual de Minas Gerais, Dijon Moraes, a Uaitec favorece diretamente a população. “A iniciativa aproxima a universidade da população mineira, possibilitando que os moradores do interior não precisem mais sair de seus municípios para concluir seus estudos, democratizando a educação em nível superior,” falou o reitor.

O município de Pedra Azul foi referência em educação no Vale do Jequitinhonha, a inauguração reforça esta vocação, como disse o prefeito Daniel Pires Costa. “Inaugurar a Uaitec é o sonho de qualquer governante. Hoje, com a inauguração, Pedra Azul retoma a tradição do investimento na educação de seus habitantes, buscando um caminho melhor para os jovens. Queremos qualificar nosso povo e transformar a nossa gente”.

Durante a cerimônia, o secretário Narcio Rodrigues anunciou a implantação de novos telecentros no município. “Reconhecendo o compromisso histórico que Pedra Azul tem com a educação, nos comprometemos a montar um telecentro em cada escola municipal de Pedra Azul, inclusive nas localizadas na zona rural do município,” disse o secretário.

Cursos
A partir do dia 18 de fevereiro serão ofertadas gratuitamente cerca de 32 mil vagas para cursos de idiomas (inglês, francês, espanhol e português). Posteriormente serão ofertados, em parceria com as universidades públicas do Estado, cursos de tecnólogos, graduação, e pós-graduação.
Cada unidade Uaitec é estruturada com uma sala de inclusão digital, duas salas de educação à distância com equipamentos de videoconferência e lousa interativa, laboratório vocacional, sala de professores, núcleo de atendimento empresarial e o “Espaço Memória” onde uma personalidade do município é homenageada.

Homenagem
Em Pedra Azul, o homenageado foi o multiartista Paulinho Pedra Azul. Emocionado, agradeceu a homenagem. “Muito me honra fazer parte desta festa. Acredito que todos nós somos loucos, uns pelos outros. O respeito mútuo e a vontade de querer aprender sempre são valores que aprendi em Pedra Azul e tenho a certeza que a implantação da Uaitec na cidade irá multiplicar estes ideais, entrando para a história de Pedra Azul,” afirmou o músico.

Cantor, compositor, artista plástico e escritor, Paulinho se destaca pela qualidade de sua obra e pela característica independente de seu trabalho. Paulinho, cujo nome artístico homenageia sua cidade natal, publicou 15 livros, 22 discos e entre pinturas e desenhos produziu mais de mil obras de arte.  Em 1990 criou o selo independente “Clave de Lua”, por onde lança seus discos.

O cantor já se apresentou em diversos países da Europa, Cuba e nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e homenagens. O secretário Narcio Rodrigues destacou a importância do artista mineiro “Paulinho representa o que Minas tem de melhor, o compromisso com o futuro, através da arte e da forma generosa de acolher,” disse o secretário. Em pesquisa realizada pela Associação dos Músicos, Arranjadores e Regentes (AMAR), foi reconhecido como o segundo cantor mais conhecido de Minas Gerais.


Fonte: Agência Minas

 

Contato

JequiNotícias Jequitinhonha - MG
CEP: 39.960-000
jequinoticias@yahoo.com.br