Polícia Civil instaura inquérito para apurar mortes causadas pela ingestão de remédio

14/12/2011 08:40

 

 

 

Os medicamentos foram manipuladas numa farmácia da cidade

Por in360

 

Duas pessoas ainda permanecem internadas no Hospital Santa Rosália. Uma segue na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), o estado ainda é considerado grave e a outra já passa bem. Élder Sena é amigo dos pacientes hospitalizados. E conta como tudo aconteceu. 'Logo após tomarem, começaram a passar mal. Vomitar, desmaiar', afirma ele.

Segundo a vigilância sanitária, a suspeita é que 11 pessoas tenham feito uso do medicamento secnidazol 500 miligramas. Dessas, oito morreram. O principio ativo pode ter sido trocado por um anti-hipertensivo.

A suspeita é que o principio ativo da substância secnidazol 500 miligramas tenha sido trocado por um anti-hipertensivo, afirma Eduardo Terturiano, secretário Municipal de Saúde de Teófilo Otoni.

No último sábado, funcionários da vigilância sanitária e técnicos das secretarias estadual e municipal de saúde interditaram totalmente a fármacia sob investigação. A superintendente da Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde, Maria Gorete, informou que todos os lotes do medicamento secnidazol 500 miligramas foram recolhidos. Mas existe suspeita de que consumidores ainda tenham o remédio em casa. Ela pede para que devolvam estes medicamentos, caso alguém ainda o tenha.

Um inquérito policial também foi instaurado. De acordo com o chefe do 15º Departamento de Polícia Civil de Teófilo Otoni, Antônio Carlos de Alvarenga, a polícia trabalha na hipótese do medicamento ter sido trocado sem o pessoal ter consciência.

A Vigilância Sanitária Municipal é quem fiscaliza as farmácias de manipulação da cidade.

O remédio que pode ter provocado a morte destas oito pessoas na região de Teófilo Otoni é avaliado por técnicos da Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.

A Secretaria Estadual de Saúde pede para que as pessoas suspendam o uso de qualquer medicamento produzido pela Fórmula Pharma. Os donos e a responsável técnica pela farmácia não foram localizados para falar sobre as denúncias.

 

Contato

JequiNotícias Jequitinhonha - MG
CEP: 39.960-000
jequinoticias@yahoo.com.br