Prazo para regularização do título de eleitor termina nesta quinta
Quem não comparecer ao fórum eleitoral terá o título cancelado.
Em Cascavel, 3.251 eleitores não haviam regularizado.
Aqueles que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições têm só até esta quinta-feira para comparecerem a um cartório eleitoral e regularizarem a situação. Caso não o faça, o eleitor terá o título cancelado. O cálculo das faltas conta cada turno de votação como uma eleição.
O eleitor que não souber se precisa ou não ir ao cartório pode acessar o site do TRE do estado de domicílio eleitoral. E, na seção "Eleitor", buscar a opção relativa à situação eleitoral. Se for preciso regularizar, basta ir ao cartório com documento de identidade oficial com foto,título de eleitor, comprovantes de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.
Quem tiver o título cancelado pode ser impedido de ações como tirar passaporte ou carteira de idendidate, obter alguns empréstimos, e até na renovação de matrícula em instituições administradas pelo governo.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 81.538 dos 1.541.621 eleitores em situação irregular haviam procurados os cartórios até a manhã desta quarta-feira.
Alguns estados organizaram forças-tarefa para dar conta da procura, que se intensificou na véspera do final do prazo. Na Bahia e no Mato Grosso, foram mobilizados servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais. Já os alunos da Universidade Estadual de Roraima receberam treinamento para regorçar as equipes de atendimento.
Fonte: O Globo
