PUBLICAÇÃO RESGATA CULTURA DO TAMBOR NO VALE DO JEQUITINHONHA
25/03/2012 11:53
A herança da cultura afro-brasileira está presente em vários hábitos da nossa sociedade, como o modo de falar, a forma de vestir, a culinária, a dança, a música, entre outros. Acreditando na importância de resgatar a cultura do tambor e mostrar o trabalho realizado pelos tamborzeiros do Rosário do Vale do Jequitinhonha, foi criada a publicação Tamborzeiros do Vale do Jequitinhonha.
O material é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Francisco Badaró e a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, por meio do Fundo Estadual de Cultura. A publicação apresenta a história da cultura do tambor, as trajetórias dos grupos de tamborzeiros em municípios como Chapada do Norte, Virgem da Lapa, Araçuaí, Francisco Badaró e Minas Novas, além de depoimentos de pessoas envolvidas com essa manifestação cultural.
De acordo com a chefe do setor municipal de Cultura de Francisco Badaró, Célia Maria Pereira, a ideia da elaboração da publicação surgiu a partir do encontro de tamborzeiros do Rosário no Vale. “O município participou da primeira reunião dos tamborzeiros e, em seguida, pleiteou o segundo encontro. A partir daí, avaliou-se a importância de resgatar a cultura do tambor e divulgá-la para outros municípios e estados”, destaca.
Para o musicólogo e responsável pela pesquisa sobre os tamborzeiros, Daniel Magalhães, as culturas do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas são muito ricas e precisam ser divulgadas em outras regiões do estado e do País. “É muito gratificante ver a cultura do tambor viva nos municípios. Espero que a publicação seja distribuída amplamente e que este trabalho sirva como fonte inspiração para outras pesquisas sobre a região”, ressalta.
Parceiro(a), é muito importante conhecer a cultura do seu município e da região. Os interessados em adquirir um exemplar da publicação sobre os tamborzeiros do Vale devem encaminhar um e-mail para cultura@franciscobadaro.mg.gov.br.
Por Blog do Jequi