SAMU é Inaugurado em Itaobim e já começa utilizando Alta Tecnologia
Foi inaugurado no dia 17 de março, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itaobim.
Fonte: Folha dos Vales
A inauguração mostrou o esforço conjunto desenvolvido pelos municípios a fim de que o serviço começasse a funcionar na região. O evento se deu na própria sede do SAMU – 192.
O atendimento de urgência e emergência entrou na era tecnológica em Minas Geriais. Agora, as Equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão testando o uso de GPS e de tablets nas ambulâncias.
O objetivo é agilizar atendimentos numa área da saúde em que qualquer minuto perdido pode representar a morte de um paciente com complicações graves.
Com os dados do GPS, a central de regulação do serviço, conseguirá acompanhar em tempo real os veículos e saber qual está mais próximo e disponível para atender a uma ocorrência.
A localização das ambulâncias aparece sobre um mapa da região na tela. A inovação serve para agilizar os resgates, reduzindo tempo de deslocamento e otimizando os recursos materiais e humanos. Com os computadores portáteis, a equipe de resgate pode enviar durante o deslocamento a ficha do paciente para o hospital de destino, fotos do local.
Os tablets também servem para registro de informações do atendimento e dos materiais utilizados. Com isso, a gerência do serviço saberá como está o estoque de determinado suprimento, por exemplo.
Tecnologia
Conheça os recursos que estão ou estarão à disposição dos profissionais:
GPS
Na central do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a localização de todas as ambulâncias aparecem sobre o mapa.
Tablets
Os computadores portáteis têm software para registrar procedimentos, materiais gastos e transferir ficha dos pacientes para o hospital de destino.
Videoconferência
Tablets poderão ser usados na comunicação da equipe no local do atendimento com a da central de regulação.