Tremor de terra em Montes Claros é percebido em mais de 20 bairros
Corpo de Bombeiros recebeu mais de 50 chamados, vindos de toda cidade.
Consórcio da Defesa Civil vai minimizar os danos de desastres naturais.
Na madrugada desta quinta-feira (15), por volta de 1h30, em novo tremor de terra assustou os moradores de Montes Claros. De acordo o chefe da Defesa Civil, Mattson Malveira, o Corpo de Bombeiros recebeu mais de 50 chamados, de pelo menos 20 bairros da cidade. “Há duas formas de ficarmos sabendo de tremores de terra: por aparelhos ou por relatos, e há relatos de toda população, as evidências cruzaram a cidade, de leste a oeste”, disse.
Ainda de acordo com Malveira, não foi possível ter a confirmação do Observatório Sismológico de Brasília, em virtude do feriado. Não há registro de danos.
Consórcio Regional da Defesa Civil
Visando criar um meio de obter ajuda, nivelando a captação dos recursos para os municípios, em caso de desastres naturais, químicos ou estruturais, a Defesa Civil está articulando, junto às prefeituras e associações de municípios, a criação do Consórcio Regional da Defesa Civil, no Norte de Minas.
Criado através da Lei 11107/2005, o Consórcio objetiva fortalecer institucionalmente os órgãos de Defesa Civil da Região, por meio da aquisição de equipamentos, capacitação dos agentes, ampliação do monitoramento, dentre outros.
Mattson Malveira afirma que a criação do Consórcio, no Norte de Minas, vai facilitar parcerias com órgão públicos e privados, para captação de recursos para região, afim de minimizar os danos, em caso de desastres naturais. “Essa é a única opção que o Norte de Minas tem. Para negociar com o poder público é mais fácil negociar em grupo e é preciso ter projetos, para receber esses recursos”, afirma.
O chefe da Defesa Civil lembra ainda que além desses recorrentes tremores, o maior problema do Norte de Minas é a seca e, com a criação do Consórcio, é possível minimizar os danos, criando projetos de incentivo ao pequeno agricultor, disponibilizando caminhões pipa, entre outros benefícios que os municípios podem ter acesso.
Do G1 Grande Minas
