TV Araçuaí mostra descaso do Governo Federal com o asfaltamento da BR 367

11/01/2012 17:55

 

 

Postado por , Blog do Banu


 

O asfaltamento dos trechos de estrada de terra da BR 367 é uma das principais reivindicações de toda a região. A situação nesta época do ano é insustentável. A rodovia se torna em um atoleiro só, irritando bastante os motoristas que ficam praticamente impossibilitados de trafegar pela rodovia.






A BR 367 é a única rodovia federal que corta todo o Vale, ligando o Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha a Porto Seguro, na Bahia.

Ponte sobre o córrego do Água Suja, na saída da cidade de Berilo, quebrada por caminhão da EFERCO, empresa responsável pela manutenção da BR 367.

 

Nesta terça-feira, 10.01, a empresa voltou para colocar novos pranchões. Os colocados em janeiro de 2011 haviam cedido, no mesmo local do acidente do ano passado.

Apesar de sua importância para a integração regional e para o desenvolvimento local, a rodovia é o retrato do descaso que toda a região é tratada.

A rodovia possui 623 quilômetros. Deste total , ainda restam pavimentar 69 quilômetros entre Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa.; e 65 quilômetros entre Jacinto e Salto da Divisa.

O descaso é tão grande que o trecho de 20 quilômetros Minas Novas e Chapada do Norte já teve a ordem de serviço dada mais de duas vezes em um período de 10 anos. E até hoje ainda não foi concluída.

Em 2010, durante a inauguração da Barragem de Setúbal, realizada em Jenipapo de Minas, a então pré-candidata Dilma Roussef prometeu que o Governo Federal iria realizar a obra.

( Fala da então Ministra Dilma):

"Há pouco o presidente autorizou, nós ligamos para o DNIT e o Presidente autorizou e nós vamos agora prometer mais uma obra que nós iremos cumprir que é o asfaltamento de 2 trechos da 367".

Nesta época do ano, a situação fica caótica no trecho entre Berilo-Chapada do Norte e Minas Novas.

Passagem do ribeirão do Barbosa, entre os municípios de Berilo e Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha. Ponte caiu em janeiro de 2004. Até hoje não foi reconstruída.

O atoleiro em que se transforma a rodovia coloca em risco a vida das pessoas que necessitam passar pela BR.

Os municípoios de Chapada do Norte e Berilo ficam praticamente isolados.

Segundo prefeitos da região, em uma reunião ocorrida em Brasília, no final do ano passado, o Ministro dos Transportes, Paulo Ségio Passos, afirmou que já tinha solicitado do DNIT - Departamento de Infra-estrutura Terrestre para que publicasse, o mais rápido possível, o Edital do projeto da obra. Serão dois editais: o primeiro, o do projeto. E depois, o da obra.

Este é o texto na íntegra da reportagem da TV Araçuaí que foi ao ar neste 06.01.2012.

 

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