Unidade de mamografia da SES realiza exames em cachoeira de Pajeú e Felisburgo
03/07/2013 17:16
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Unidade Móvel de Mamografia, está nos municípios de Cachoeira de Pajeú e Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha, realizando exames em mulheres da faixa etária de 45 a 69 anos. A expectativa é de que 810 exames sejam realizados até a próxima sexta-feira, dia 5 de julho, nestes dois municípios.
Em Cachoeira de Pajeú, a Unidade atende na Rua Afonso Pena, 43, Centro, em frente a prefeitura, e deverá realizar 560 exames, enquanto que em Felisburgo, outros 250 exames deverão ser realizados na Rua Governador Magalhães Pinto, próximo ao polioesportivo.
Neste mês de julho, as Unidades de Mamografia ainda irão atender a demanda dos municípios de Palmópolis (de 8 a 12), Divisa Alegre (8 a 19), Rio do Prado (15 a 19), Águas Vermelhas (22 de julho a 02 de agosto) e Rubim (22 de julho a 02 de agosto). Desde outubro do ano passado, a SES tem realizado exames na região, atendendo a demanda nos municípios Itaobim (928 exames), Comercinho (401), Medina (400), Ponto dos Volantes (439), Itinga (325), Monte Formoso (230) e Joaíma (561).
Resultado na hora
A agilidade na entrega dos resultados é um dos destaques da Unidade Móvel de Mamografia. Assim que a mulher realiza o exame, o resultado, que fica pronto na hora, é encaminhado para um médico que faz o laudo e encaminha para a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) de referência da paciente.
O resultado é classificado de quatro formas. Na primeira, de cor azul, o exame é considerado normal e a paciente é agendada para o exame clínico das mamas e deverá realizar uma nova mamografia a cada dois anos. Quando o diagnóstico é de cor amarela, considera-se o exame alterado, com achado provavelmente benigno, sendo que é realizado um exame clínico das mamas e repetição da mamografia em seis meses. Neste caso, é realizado o controle mamográfico por três anos para se confirmar a estabilidade da lesão e retorno ao ginecologista.
Quando a avaliação indica a cor laranja, o médico faz o exame clínico das mamas e uma ultrassonografia mamária ou ressonância magnética, além de encaminhar a paciente para o ginecologista. Nos casos mais graves, de cor vermelha, a paciente é encaminhada imediatamente para o mastologista nos Centros de Alta Complexidade em Oncologia.
Como agendar o exame
Mulheres da faixa etária de 45 a 69 anos que queiram realizar o exame de mamografia devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar a guia para realização do exame ou então obter o documento via internet, para agendar o dia em que a paciente será atendida pela Unidade Móvel.
Fonte: Radar do Vale